Quanto custa viajar para a Colômbia?

Já se foi o tempo em que a Colômbia era apenas lembrada pelo tráfico de drogas, fato mundialmente popularizado pela figura de Pablo Escobar. É bem verdade que o país ainda luta contra essa imagem até os dias de hoje, mas essa ideia tem ficado cada vez mais para trás ao passo que as atrações turísticas colombianas ganham notoriedade entre os viajantes, especialmente os brasileiros.

Guia Colômbia

Quanto custa viajar para a Colômbia?

Já se foi o tempo em que a Colômbia era apenas lembrada pelo tráfico de drogas, fato mundialmente popularizado pela figura de Pablo Escobar. É bem verdade que o país ainda luta contra essa imagem até os dias de hoje, mas essa ideia tem ficado cada vez mais para trás ao passo que as atrações turísticas colombianas ganham notoriedade entre os viajantes, especialmente os brasileiros.

Cheio de diversidade, o país sul-americano garante possibilidades para diferentes perfis de turistas. Para quem gosta de praia, a Colômbia tem uma costa caribenha que garante belas fotografias. Saindo do continente, o país conta também com um arquipélago bem no meio do Caribe capaz de proporcionar o que a região tem de melhor. Há ainda muita História e cultura no país, portanto essa nuance também é bem aproveitada para quem viaja para lá.

Além do mais, o idioma espanhol é bem similar ao português, facilitando a comunicação, assim como a moeda brasileira é valorizada em relação à colombiana. Por essas e outras razões, está cada vez mais em alta viajar para o país. Se você é uma dessas pessoas que pensa em passar as próximas férias por lá, o Quanto Custa Viajar ajuda na escolha elencando as melhores regiões e cidades para serem visitadas na Colômbia.

 

Cordilheira dos Andes

O que você verá: Cidades modernas e populosas com muita vida noturna, cultural e gastronômica

Provavelmente será por aqui que o turista entrará na Colômbia. Isso porque a capital do país, Bogotá, encontra-se nessa região. Ao contrário do que muita gente pensa, Bogotá não é uma cidade apenas de passagem. Moderna e cosmopolita, a capital colombiana garante uma bela chance de conhecer esse viés nem sempre explorado do país. Com muitas similaridades se comparada a São Paulo, a urbe – assim como acontece na maior cidade brasileira - garante a melhor gastronomia, vida noturna e cultural da Colômbia.

Quem fica alguns dias para conhecer o município, deve passear com calma pelo Bairro La Candelária, onde está localizado o centro histórico. O Cerro Monserrate é outra parada obrigatória, assim como a Zona Rosa, a área mais badalada de Bogotá e, portanto, cheia de restaurantes, bares e casas noturnas. Para os fãs de museus, a capital colombiana também não decepciona, e alguns dos mais visitados são o Museu do Ouro, o Museu Botero, o Museu Nacional e, ainda, o Museu da Esmeralda.

Outra cidade marcante da região da Cordilheira dos Andes é Medellín. Esqueça a ideia da falta de segurança permeada pelo tráfico de drogas nos anos 90. Hoje, a cidade é modelo para o mundo todo. Com meios de transporte modernos e uma capacidade de se repaginar que ninguém poderia acreditar, essa com certeza deve ser uma das paradas mais interessantes do turista no país. O município também conta com uma série de atrativos, especialmente no bairro de El Poblado. Ainda merece atenção especial o Parque Lleras, a Casa de La Memoria e a Antióquia.

Para quem tem mais dias para explorar o país sul-americano, outra possibilidade da região é Cali. Menos turística que as duas anteriores, a cidade não decepciona para quem decide conhecê-la. Famosa por ser a Capital da Salsa, a urbe é uma boa pedida para quem quer arriscar uns passinhos no ritmo mais popular da região. Além de aproveitar uma noite de rumba, o turista que for para Cali poderá se admirar com a arquitetura local que contrasta com as colinas do horizonte. Alguns outros pontos turísticos de Cali são o centro histórico, a Capela la Merced, a Iglesia la Ermita, o Rio Cali, a colina San Francisco e o Teatro Municipal.

 

Costa do Caribe

O que você verá: Praias paradisíacas com águas do mar em diferentes tonalidades

A Colômbia também foi agraciada com o toque do Caribe em parte do seu território. Portanto, quem se aventura pelo país, terá a chance de conhecer tanto a parte do continente banhado pelas águas caribenhas, como também poderá se embrenhar mar adentro para conhecer um arquipélago que tem belezas para dar e vender. Para quem começa essa imersão pela própria costa, a cidade mais requisitada é Cartagena das Índias. Aqui, o turista vê um encontro fenomenal entre História e belezas naturais, sendo a cidade uma das mais turísticas do país justamente por essa razão.

Com certeza o ponto alto de Cartagena é a cidade amuralhada, onde fica o centro histórico. Por lá, nada de carros, apenas as charretes de cavalos têm livre trânsito por todas as ruas. Mas, como os preços costumam ser mais salgados para quem se hospeda na área mais turística da urbe, um segundo polo hoteleiro costuma fazer sucesso por lá. Isso porque, em Bocagrande, o viajante conta com boa acomodação por preços mais simpáticos a apenas 20 minutos da cidade amuralhada. Mas se engana quem pensa que apenas de História vive o local. As praias também são bonitas em Cartagena, mas para isso é preciso fugir das urbanas e ir para as mais rústicas. A poucos minutos de barco ficam a Playa Blanca e a Isla del Rosario, ambas boas pedidas para os viajantes.

Outra cidade da Costa do Caribe que merece atenção é Santa Marta. Mesmo que seja menos turística que Cartagena, a urbe e seus arredores garante boas opções para quem está explorando a área com mais profundidade. Seus atrativos, novamente, são o centro histórico e a orla marítima, além de ser um município com posição estratégica para conhecer muita coisa legal. Situada a pouco mais de 220km de Cartagena, Santa Marta tem arredores interessantes, com possibilidade de ir ao Parque Tayrona (que conta com praias estonteantes) e ao Parque Nacional Natural Sierra Nevada (que traz a Cidade Perdida).

Ainda entre Cartagena e Santa Marta tem uma opção de parada interessante. Barranquilla também é uma opção para quem quer conhecer praias bonitas e um centro histórico bastante pitoresco. Um dos pontos altos da urbe é o seu carnaval, tido como o mais efervescente do país. É em Barranquilla também que nasceu Shakira, cantora colombiana mundialmente conhecida.

Mas para quem quer ir mar adentro, a boa pedida mesmo é ir ao Arquipélago de San Andrés. Lá, além da cidade que garante nome à ilha, é possível conhecer Providência e Santa Catalina. É em San Andrés que faz todo o sentido a expressão “mar das sete cores”. Tudo muito bonito e diferente do que os olhos dos turistas estão acostumados a ver. Por ser uma ilha, no entanto, o que reina por lá são as belezas naturais. Infraestrutura não é o forte do local, apesar de existir um bom aparato para o turista. Um ponto interessante é que a ilha de San Andrés fica geograficamente mais próxima da Nicarágua, apesar de fazer parte do território colombiano.

 

Amazônia

O que você verá: Exuberância tropical margeada pelo maior rio do mundo

Quando se fala em Amazônia automaticamente se pensa no Brasil, mas a verdade é que a região é compartilhada com outros países sul-americanos, sendo a Colômbia um deles. Inclusive, essa é uma área de atenção, pois sempre foi uma travessia do tráfico de drogas entre os dois países, mas hoje não se pode levar em consideração apenas isso. A região vem crescendo com o turismo e aparece como um ponto interessante do país para quem quer conhecer todas as nuances que a Colômbia tem a oferecer.

Para quem pretende conhecer a Amazônia colombiana, a cidade que abre as portas para esse universo é Letícia. Por lá, o turista já terá uma ideia bem interessante do que a região florestal pode proporcionar. Essa é uma escolha para quem gosta bastante de fauna e flora, pois é uma chance única de conhecer plantas e animais bastante exóticos e característicos da região. Outra possibilidade é fazer uma visita à uma tribo indígena de tradições e costumes ainda preservados. Se você gosta da ideia, as tribos de Yagua e La Libertad oferecem boas experiências. Os passeios permitem que os viajantes conheçam um pouco mais sobre esses povos que habitam a região e ainda hoje levam a vida como acontecia muitos anos atrás, antes mesmo da civilização chegar aos seus arredores.