Com um clima oceânico que tem influência direta das massas de ar do Atlântico, a cidade alemã é predominantemente fria. Não um frio tão severo assim (pelo menos na visão dos alemães), mas também não se pode dizer que as temperaturas elevadas sejam o forte da região. Apesar disso, o ano inteiro garante atrativos aos turistas que visitam Hamburgo, sendo a escolha do período muito mais relacionada à sua agenda pessoal ou ao perfil da sua viagem.
Durante os meses mais quentes do ano, as máximas ficam entre 20•C e 23•C, enquanto as mínimas estão na casa dos 10•C e 13•C. Com esse clima mais convidativo, as autoridades alemãs depositam grandes quantidades de areias nas margens do Rio Elba, transformando-o em uma praia muito frequentada por viajantes e locais. Já no período de inverno, os termômetros não alcançam máximas superiores a 5•C, enquanto as mínimas médias podem chegar a -1•C. Vale lembrar que essas condições – que para os europeus não chegam a assustar – já são consideradas severas para os brasileiros. Enquanto isso, nos meses da primavera e do outono, as condições climáticas estão intermediárias, dando uma sensação de clima ameno.
Quanto às chuvas, elas são relativamente baixas na cidade e acontecem de forma linear durante o ano todo. Para se ter uma ideia, o mês menos úmido é Abril, com um índice pluviométrico de 13,6mm. Já o mês mais chuvoso é Dezembro, que apresenta uma taxa de 24,9mm, que não chega a apavorar o turista e nem é capaz de estragar os seus planos de viagem.