Localizada às margens do rio Neckar, Heidelberg é uma pequena e típica cidade do interior da Alemanha. Com cerca de 150 mil habitantes, é considerada uma cidade jovem devido ao número de estudantes que chegam todos os anos para estudar medicina, afinal é ali que está a primeira faculdade de medicina de toda Europa, fundada há 800 anos.
A romântica cidade como é conhecida, parece até que parou no tempo. Situada ao longo de um vale coberto por uma vegetação, é como se tudo estivesse em harmonia, as casas, o rio e o vale, realmente não foi por acaso que Heidelberg já foi adorada por tantos poetas ao longo do século 19.
O centro antigo de Heidelberg forma um imenso calçadão, ótimo para uma caminhada ao ar livre apreciando as construções históricas, diversas igrejas e outros lugares interessantes como a Cadeia dos Estudantes, local para onde eles eram levados quando brigavam. E para finalizar essa caminhada, uma boa pedida é ir ao Museu da Cerveja, que na verdade não é um museu e sim um restaurante, mas se o objetivo é tomar cerveja, irão encontrar por lá também.
A atração mais visitada da cidade é o Castelo de Heidelberg que já foi reconstruído diversas vezes devido as várias guerras que o país viveu, fica no topo de um morro e o turista chega até ele através de um trem funicular, este mesmo trem que leva ao Castelo, também leva até Konigstuhl, uma colina que oferece uma linda vista da cidade. Hoje em dia, o Castelo é utilizado somente para celebração de festas. A Ponte Karl Theodor, conhecida como Ponte Antiga, é uma ponte de pedra que liga o centro antigo com o distrito de Neuenheim. A ponte cruza o rio Neckar e foi construída no ano de 1.788, é mais um cartão postal da cidade.
Durante os meses de verão, acontece no Castelo um dos festivais de teatro ao ar livre mais bonitos da Alemanha, o Schlossfestspiele, com apresentações de música e dança, o festival acontece desde 1926, e atrai ainda mais jovens para a cidade.
Heidelberg fica a somente 90 quilômetros ou 1 hora de trem desde Frankfurt, sendo muito visitada em um bate e volta, mas para quem tiver oportunidade, vale a pena dedicar um pouco mais de tempo.