A capital da Bavária costuma ter invernos bem rigorosos e verões agradáveis. Para quem gosta de esquiar, a boa pedida é visitar a região durante os meses mais frios do ano. De dezembro a fevereiro as temperaturas estão congelantes, oscilando entre -3•C e 4•C. Apesar de não ser a época mais recomentada para conhecer a cidade alemã, se essa for a escolha do turista ele poderá visitar uma estação de esqui situada nos Alpes. A cidade de Mittenwald, inclusive, fica a apenas 100km de distância de Munique e oferece uma gama de atividades para os amantes dos esportes no gelo.
Entre os meses de verão, as temperaturas vão de 13•C a 24•C, o que favorece os passeios ao ar livre, especialmente em parques. Essa é a alta temporada da capital da cerveja e, portanto, se for viajar para lá entre junho e agosto é melhor reservar os hotéis com bastante antecedência. Prepare-se também para os preços mais elevados, que são inevitáveis nessas ocasiões. No verão também costuma chover bastante, com média pluviométrica acima dos 100mm ao mês.
Já a primavera e o outono costumam ter temperaturas suportáveis e preços mais acessíveis. A exceção nesse período acontece em outubro, época da Oktoberfest, quando a cidade vive um momento de alta temporada também. Porém, de forma geral, Munique apresenta temperaturas agradáveis entre abril e meados de outubro, sendo esta a época em que o clima não será um incômodo ao viajante.
Mas se lembre que imprevistos podem acontecer. Um dos mais frequentes por lá é o fenômeno climático chamado Föhn, um vento quente proveniente dos Alpes que costuma chegar sem aviso e elevar as temperaturas em qualquer época do ano!