Nuremberg foi fundada na Idade Média, mas até hoje mantém os mais de 5 quilômetros de muralhas medievais, e é dentro delas, na Cidade Velha, que a cidade conta sua história através de construções como igrejas, prédios e casas.
Localizada a aproximados 170 km de Munique, com pouco mais de meio milhão de habitantes, Nuremberg já foi um dos refúgios de Hitler e de seus aliados nazistas, local onde havia desde celebrações até reuniões do Partido Nazista.
A cidade, como muitas outras, foi duramente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, mas grande parte de seu patrimônio já foi reconstruído, e Nuremberg continua sendo uma das melhores cidades alemãs para se viver.
O Castelo Imperial de Kaiserburg é a principal atração da cidade e uma das construções medievais mais bem preservadas de toda Europa. Do castelo, é possível ter a visão do centro histórico pois ele está localizado no ponto mais alto da cidade. Em uma das entradas da cidade murada, fica o Handwerkerhof, uma pequena vila de artesãos construída para ser um centro de artesanatos em uma réplica de uma vila medieval. No local há além de artesãos trabalhando e vendendo seus produtos, há restaurantes que servem comidas típicas. A igreja de Frauenkirche, que também existe em outras cidades com esse mesmo nome (como por exemplo Dresden), é uma espécie de padroeira alemã. Foi construída no ano de 1.358, no mesmo local onde havia uma sinagoga, destruída 9 anos antes. O Germanisches Nationalmuseum é um museu que reúne mais de 1,2 milhão de peças nacionais e internacionais, de períodos desde a pré-história até o período atual.
Nuremberg é conhecida mundialmente por seu mercado de Natal, que é um dos mais antigos do mundo, data do século 16. O mercado fica na praça central da Cidade Velha e atrai mais de 2 milhões de visitantes todos os anos. Para saborear as comidas típicas das barracas e comprar artesanatos natalinos, quem tiver a oportunidade, vale a pena visitar a cidade nesse período, o mercado é montado aproximadamente 1 mês antes do Natal. Já quem visitar Nuremberg no verão, também vai ver uma cidade super animada, com diversos festivais de música e muita cerveja alemã.
Há muitos anos Nuremberg era refúgio de nazistas, hoje a cidade alemã tornou-se refúgio de turistas do mundo inteiro.