Localizada no estado da Baviera, região da Francônia, Wurtzburgo (ou Würzburg em alemão) possui cerca de 150 mil habitantes, e é uma ótima opção de viagem para quem quer incluir história, cultura e vinhos no mesmo roteiro.
Wurtzburgo também faz parte da rota romântica na Alemanha, sendo o ponto de partida para a viagem, mas mesmo fazendo parte dessa rota continua sendo uma cidade tranquila.
Como muitas outras cidades da Europa, Wurtzburgo foi duramente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, chegando a ter 85% de sua área destruída, mas foi reconstruída ao longo de 20 anos. É cercada por vinhedos e cortada pelo rio Main, o mesmo rio que corta a cidade de Frankfurt, afinal as duas cidades estão próximas, a aproximadamente 120 quilômetros de distância.
Quando iniciar um tour pela cidade, visite o Wurtzburgo Residenz, conhecido como o “castelo acima de todos os castelos”, é um dos mais importantes patrimônios históricos da região. A Praça do Mercado (ou Marktplatz) é uma praça central, ideal para uma caminha em volta dela conhecendo as ruas e edifícios históricos da cidade. A ponte antiga (Alte Mainbrücke) que fica sobre o rio Main, possui 12 estátuas de santos e tem 180 metros de extensão.
A Fortaleza de Marienberg fica em um ponto alto de Wurtzburgo e hoje funciona como museu, vale a pena parar para admirar a vista da cidade.
Wurtzburgo é considerada a capital do vinho da região da Francônia, as três maiores vinícolas do país ficam na cidade: Juliusspital, Bürgerspital e Staatlicher Hofkeller. Devido ao seu relevo elevado, solo fértil e clima propício, Wurtzburgo é referência na produção de vinho. Algumas garrafas de vinho produzidas ali são chamadas de Bocksbeutel, arredondadas nas laterais e achatadas, tornaram-se uma marca registrada, uma espécie de patrimônio cultural da cidade. Difícil sair de Wurtzburgo sem provar esse vinho.
Os meses de verão e primavera são bons períodos para conhecer a cidade, mas quem for no mês de dezembro, irá encontrar o Mercado de Natal de Würzburg, considerado um dos mais bonitos do país, começa na praça do mercado e vai até Eichhornstrasse, com mais de 100 barracas, repletas de produtos típicos, artesanatos e delícias da culinária alemã!