Daca ou Dhaka é a capital e maior cidade de Bangladesh, país asiático rodeado quase por inteiro pela Índia e considerado o menos turístico do planeta, pois recebe a menor percentagem de turistas comparado a sua população.
Com cerca de 16 milhões de habitantes (Bangladesh é um dos países mais populosos do mundo), Daca é conhecida como a Cidade das Mesquitas e está localizada às margens do Rio Buriganga e próxima ao delta do Rio Ganges. Daca fica no nível do mar, porém em uma área propensa a enchentes na época das monções, algo que já afetou o país seriamente nos anos 70, portanto consultar a previsão do tempo antes de reservar uma viagem a Daca é essencial.
Daca não tem nenhum super monumento turístico, o que mais agrada aos visitantes em geral é a própria população, além de seus rickshaws, uma espécie de triciclo típico da Ásia que está por toda parte, dizem ter de 200 mil a 800 mil rickshaws rodando pela cidade, muitos deles são pintados à mão e retratam desde atores de filmes indianos até lugares como por exemplo o Taj Mahal. O som de suas campainhas ou buzinas dão um toque musical ao cenário. Na cidade há desde monumento em homenagem ao veículo até réplicas em miniatura vendidas nas lojas de souvenirs. A população utiliza o veículo para se movimentar e os motoristas utilizam como meio de sustento de suas famílias.
Para conhecer melhor Daca, vale a pena ir ao porto de Sadarghat, localizado às margens do Rio Buriganga, é um pouco bagunçado, mas ótimo para vivenciar o dia-a-dia da população, que é um dos pontos altos da viagem. O Templo Ahsan Manzil, conhecido também como Palácio Cor-de-Rosa, fica às margens do Rio Buriganga e é um antigo palácio que já serviu de moradia a vários líderes do país. O Forte de Lalbagh é uma fortaleza inacabada, também às margens do rio e merece uma visita. A Mesquita Hoseni Dalan fica na parte antiga da cidade e é uma tradicional mesquita construída no século XVII.
O país que menos recebe turistas do mundo, apesar de fazer parte dessa estatística, possui uma população acolhedora e simpática que está pronta para receber turistas de qualquer parte do mundo.