Seguindo a lógica, a cidade da Região dos Lagos é conhecida por sua culinária marítima. Com uma fauna oceânica bastante abundante, Arraial do Cabo tem seu forte gastronômico centrado nos pratos que levam peixes e frutos do mar, sempre muito frescos. Para quem não gosta dessa especialidade, há opções mais tradicionais que servem carnes e massas, principalmente no centro da cidade (isso porque os quiosques dominam as praias, servindo na grande maioria das vezes quitutes baseados em peixes).
Não espere restaurantes requintados, pois o clima de simplicidade combina mais com a região. Em Arraial os estabelecimentos são rústicos e familiares, muitos deles com atmosfera pé na areia, que se focam mais no sabor da comida do que na sofisticação da estrutura em si. Por essa razão também os valores costumam ser bastante acessíveis, especialmente se comparados com restaurantes de culinária marítima de outros locais (sendo essa uma das especialidades mais caras praticadas pela gastronomia).
Outra característica marcante em Arraial do Cabo são os “pratos família”. É bem difícil encontrar nos cardápios opções de refeições individuais, sendo a grande maioria servida para duas pessoas. Nesses casos, prepare-se para receber comida para três ou até quatro pessoas, dependendo da fome dos envolvidos e da fartura do restaurante. Algumas das opções mais tradicionais são os peixes na brasa e as moquecas, sempre acompanhados por uma boa cerveja gelada.
Para beliscar no almoço, a boa pedida é ficar mesmo nos bares e quiosques à beira-mar. São locais bastante simples, com pé na areia, mas que servem boas e variadas porções para aqueles que estão com fome, mas não querem deixar a praia. Para quem já sai de casa com isso em vista, a melhor opção é a Praia Grande, com a maior concentração de quiosques e infraestrutura de Arraial do Cabo.
Já para quem quer uma experiência diferente, uma boa alternativa é seguir de barco para o Restaurante Flutuante, que fica na Praia do Forno. A especialidade da casa são os peixes e frutos do mar e, ainda, é possível fazer o seu almoço e observar peixes e tartarugas que nadam ao redor. É claro que isso não é garantido, mas vai que você dá sorte, não é mesmo?
Os melhores e mais sofisticados restaurantes de Arraial do Cabo ficam na região central da cidade, ou seja, nas proximidades da Praia dos Anjos. É lá que está localizado o Bacalhau do Tuga, um dos mais famosos da região dos Lagos que tem como especialidade a culinária portuguesa. Alguns dos principais pratos da casa são os bolinhos de bacalhau, o peixe ao molho de manga e farofa de coco e o bacalhau com nata. Ao contrário dos demais restaurantes da área, o preço aqui é um pouco superior, mas a qualidade também é garantida.
Outro restaurante bem tradicional da Praia dos Anjos é o Pimenta Rosa. Ao contrário dos sempre cheios restaurantes da orla, esse estabelecimento é uma opção para quem quer paz e sossego em uma atmosfera intimista. Isso porque o Pimenta Rosa tem poucos lugares e a sensação é de estar jantando na sua própria casa, com lugares dispostos na sala e na varanda. O cardápio não é extenso e traz pratos para duas pessoas a preços acessíveis. Apesar de não ter tantas opções assim, o restaurante não foca em uma ou outra especialidade, servindo desde massas e carnes até os mais tradicionais pratos de peixes.
Outro restaurante bem conhecido de Arraial do Cabo é o Saint Tropez. Liderado pelo chef Guy, o estabelecimento traz o requinte de pratos internacionais mesclado aos temperos e quantidades brasileiras. Apesar de ser originalmente francês, prepare-se para encontrar aqui boas harmonizações das culinárias mundiais, como o strogonoff de camarão. O local fica na badalada Praça Daniel Barreto.