- América do Sul
- Brasil
- Belém
- Onde ficar em Belém
Belém é uma capital e, como qualquer outra grande cidade brasileira, tem seus problemas de segurança. Portanto, independente do bairro em que decidir ficar, esteja sempre atento e evite dar bobeira por regiões e ruas muitos afastadas e desertas. Alguns lugares são mais arriscados, como a Presidente Vargas e os seus arredores, principalmente de noite. No entanto, a cidade é relativamente segura durante o dia. Sempre se mantenha informado com moradores locais e o staff do seu hotel. Eles podem dar dicas valiosas sobre a dinâmica da cidade!
Para se locomover pela cidade, os táxis em Belém são relativamente baratos para curtas distâncias, então você não irá desembolsar tanto assim caso decida utilizá-los para ir de um bairro a outro. Certifique-se de pegar apenas táxis de cooperativas. Já para se locomover de ônibus, saiba que a partir da Avenida Presidente Vargas você consegue acessar qualquer lugar dentro da Grande Belém! Se você prefere pedalar, você ainda consegue aproveitar as ciclofaixas para conhecer a cidade de bicicleta.
Se você não está familiarizado com a cidade e deseja ficar em um ponto mais estratégico, há alguns bairros em Belém que são melhores para se hospedar, devido ao que oferecem e à proximidade aos pontos de interesse. O centro histórico, onde se concentram parte dos pontos turísticos, fica no bairro de Campina, ao lado da Baía do Guajará, então você pode usar esse ponto de referência para decidir onde é o melhor lugar para você ficar.
O recomendado é ficar o mais perto possível do centro histórico, em bairros como os que listamos abaixo, assim, você estará bem servido de mercados, shoppings, bares, restaurantes e terá fácil acesso a todos os pontos turísticos da cidade. Evite se hospedar em lugares muito distantes desse miolo. Confira abaixo algumas sugestões de áreas para ficar em Belém!
- Umarizal
Essa é uma das melhores áreas para turistas! O bairro nobre da cidade é também reduto de intelectuais boêmios da cidade, por isso, é movimentado e completo, com muitos bares, restaurantes, shoppings e mercados. É um bom lugar para curtir tanto de dia quanto de noite. No bairro você encontra todos os tipos de hospedagens, de hotéis de rede a hostels descolados.
- Nazaré
Esse bairro relativamente próximo à região central, e consequentemente perto dos principais pontos turísticos, tem preços médios de hospedagens e é um lugar bonito e aconchegante para ficar. Bastante limpo e conservado, o bairro possui opções de hospedagens com preços intermediários. É uma área histórica onde você encontra pontos de interesse como a bela Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Conta também com vários restaurantes, lojas e bares.
- Batista Campos
Este é considerado um dos melhores bairros de Belém. Nobre e residencial, no local se encontram ótimos hotéis que atendem a todos os orçamentos. Além disso, também está bem próximo de atrações turísticas da região central. É uma área mais tranquila e muito arborizada. Embora tenha alguns serviços, muitos viajantes acham o local menos agitado que outras regiões da cidade. Os preços das hospedagens são intermediários.
- Campina
Essa é uma das áreas mais antigas de Belém e onde se encontra a maioria dos pontos turísticos, como o Theatro da Paz e a Estação da Docas. Durante o dia, o centro histórico é bem alegre e movimentado por também ser uma região bem comercial, mas à noite e aos finais de semana torna-se mais deserto e é preciso ter mais cuidado ao caminhar pelo local. Essa é uma realidade bastante comum em grandes cidades brasileiras, mas isso não significa que você não deve ficar nessa área. Como ali você encontra hospedagens acessíveis, é uma ótima opção para uma viagem econômica e para ficar perto de tudo!