Com influências de diversas culinárias, Curitiba também expressa em sua gastronomia todo o seu viés eclético. Não é difícil encontrar pelos bairros da cidade restaurantes italianos, tailandeses, japoneses, portugueses, alemães, dentre outros. Aliada a essa miscelânea internacional, a culinária curitibana traz o seu próprio tempero e releitura de pratos já popularizados pela gastronomia mundial. Aliás, experimentar algumas – ou muitas – das iguarias da cidade é um dos passeios mais indicados para aqueles que decidem conhecer a capital paranaense.
Para aqueles que não abrem mão de um prato bem típico, a boa pedida é a carne de onça. Ao contrário do que pode se imaginar, a comida não é feita com a carne do felino (o que certamente provocaria a ira de muitos vegetarianos), mas é uma forma diferenciada de servir a carne bovina. Para que essa iguaria seja feita, os cortes de patinho ou coxão mole são moídos algumas vezes e servidos crus ao cliente, com tempero de alho e cebola com pimenta do reino e cheiro verde. Como acompanhamento, a carne de onça é servida principalmente em bares junto a fatias de broa preta.
Outro prato bastante típico de Curitiba é o pão com bolinho. Também servido em bares e botecos, o prato é composto por pão francês recheado com bolinho de carne e cheiro verde. Pode vir acompanhado ou não por queijo e maionese. Assim como boa parte das comidas de boteco, pede uma boa cerveja gelada de acompanhamento. Inclusive, há na cidade o Festival do Pão com Bolinho de Carne, em que diversos estabelecimentos participam com suas criações, sempre oferecendo a comida a um preço tabelado.
Ao contrário das demais regiões brasileiras que adotam o pinhão somente em festas juninas, Curitiba costuma implementar esse ingrediente em pratos tradicionais da sua culinária. Alguns restaurantes da cidade fazem receitas especiais e incorporam o pinhão em seus cardápios de inverno, permitindo que os amantes do seu sabor tenham a possibilidade de saboreá-lo em mais oportunidades. Há de tudo: risoto de carneiro com pinhão, creme de pinhão, pastel de pinhão a até mesmo brigadeiro de pinhão!
Apesar de ser típico da região litorânea do Paraná, Curitiba também conta com bons restaurantes que servem o Barreado. O prato, de tradição portuguesa, consiste em carnes desfiadas cozidas por cerca de 20 horas em panela de barro, até quase se desmancharem completamente. Elas são servidas com farinha de mandioca e arroz de acompanhamento, e mesmo que a iguaria não seja originária da região, é bastante apreciada pelos moradores da cidade. Um dos restaurantes que serve um ótimo Barreado é a Casa Lilás, situada no Largo da Ordem, próximo ao Memorial de Curitiba, no Centro Histórico da cidade.
As massas também são bastante comuns por lá. Aliás, o bairro de Santa Felicidade é especializado em culinária italiana. Conhecido como Via Gastronômica, o local apresenta uma série de estabelecimentos especializados na culinária do país, sendo essa uma das mais requisitadas da região. É em Santa Felicidade também que rola a Festa do Frango e da Polenta durante o mês de julho, festividade bastante tradicional da cidade. Essa região conta ainda com o Madalosso, o maior restaurante da América Latina, que possui nada mais nada menos do que estrutura para atender 4.645 pessoas simultaneamente!
No entanto, vale dizer que apesar de contar com algumas iguarias bastante características, Curitiba é conhecida por sua gastronomia internacional. Esse fato permite ao turista encontrar de tudo um pouco na capital paranaense, com restaurantes das mais diversas nacionalidades. Então mesmo que você não se anime a provar um prato local, a cidade conta com opções para agradar todos os tipos de bolsos e paladares.