- América do Sul
- Brasil
- Ilha Grande
- Onde ficar em Ilha Grande
Essa ilha que fica a cerca de 150 quilômetros do Rio de Janeiro, possui nada menos que quase 200 quilômetros de natureza preservada, uma mistura de Mata Atlântica e mar, que para quem gosta de contato com a natureza e praias, torna-se um lugar quase perfeito para passar uns dias. Difícil dizer nesse caso quantos dias é o ideal porque cada pessoa tem um perfil diferente, tudo vai depender do que realmente o turista quer conhecer, se quer descansar, se quer fazer trilhas, enfim, na Ilha Grande há muito mais do que sombra e água fresca.
A Ilha Grande que é um dos principais destinos do estado, possui mais de 100 praias e muitas ilhas menores que podem ser visitadas a partir dela, então Ilha Grande acaba servindo de base para conhecer diversas outras ilhas da região.
Ilha Grande pertence ao município de Angra dos Reis, então algumas pessoas acabam optando por se hospedar em Angra e depois passar o dia em Ilha Grande, mas se o objetivo da viagem é conhecer a Ilha Grande, ver praias bonitas e água do mar transparente, o destino ideal para se hospedar é na ilha, e não Angra, no continente. Se hospede em Angra se você deseja ficar próximo de comércios ou se você não gosta muito de ambientes mais rústicos, e se hospede na Ilha Grande se você deseja um contato maior com a natureza.
Os valores para hospedagem vão variar bastante de acordo com o perfil do estabelecimento escolhido e principalmente da data da viagem. Para quem quer viajar por exemplo em um período de baixa temporada, ou seja, fora dos meses de verão e feriados, vai pagar bem menos do que quem escolhe viajar durante feriados prolongados, meses de férias e verão. Se a viagem for no período de réveillon ou carnaval, é bom reservar com bastante antecedência, além de preparar o bolso.
- Vila do Abraão
A Vila do Abraão, na Ilha Grande, é onde fica a maioria das pousadas. Não há grandes hotéis ou resorts all inclusive, em geral são pousadas mais simples e rústicas, mas há algumas um pouco mais caras e charmosas, assim como também há campings, pousadinhas bem simples, casas para alugar, moradores que alugam quartos, quase de tudo um pouco, só não tem mesmo hotéis luxuosos. É aqui que está a maior parte do comércio da ilha como restaurantes, bares, agências de turismo, além de ser local do principal porto de chegada dos barcos que partem de Angra e das outras cidades vizinhas.
- Enseada de Araçatiba
Depois da Vila do Abraão, outro local com o maior número de hospedagens é a Enseada de Araçatiba, que inclui a Praia de Araçatiba e a Praia Vermelha. O perfil dos estabelecimentos é parecido com a Vila do Abraão, porém a quantidade é bem menor. Nessa região também quase não há opções de restaurantes e bares, então é indicado para quem deseja ficar em um lugar mais tranquilo.
Algumas pousadas estão localizadas em outras ilhas, algumas ficam até em praias ou ilhas privativas, o que pode ser ótimo pra muita gente, devido à exclusividade, ao contato maior com a natureza e ao sossego, mas verifique antes com a pousada como faz para chegar até lá porque as linhas de barcos regulares não te levarão a essas ilhas mais isoladas.