Jijoca de Jericoacora é um município pequeno com mais ou menos 17 mil habitantes, mas como a praia de Jeri é muito turística e abriga muitos estrangeiros que se apaixonaram pelo lugar e ficaram por lá trabalhando e trouxeram sua cultura gastronômica é possível encontrar comida de diversas partes do mundo, além dos frutos do mar que são os típicos do vilarejo. Para quem for em dezembro tem a festa de Santa Luzia, comemorada dia 13 de dezembro, a festa além da parte religiosa tem muita comida!
Em Jeri é muito bom comer camarão, para quem gosta, é claro. É possível comer de toda forma, à milanesa, na manteiga de garrafa, strogonoff de camarão, camarão com molho branco, risoto de camarão, camarão no molho da massa! Também é possível comer lagosta e os preços não são exorbitantes como no Sul e Sudeste. Lagosta grelhada, na manteiga, cozida!
O Ceará, estado onde Jericoacora se localiza é vizinho do Piauí, que produz muito caranguejo, também é fácil encontrar caranguejo em Jeri. Você pode provar ele somente cozido e ir quebrando e comendo, mas para quem tem preguiça dá pra comer uma casquinha de caranguejo. Além dos peixes típicos da região como a pescada amarela, robalo, badejo, peixe vermelho.
O açaí é um alimento típico da região Norte do Brasil, mas muito difundido no Nordeste. Em Jeri tem vários lugares para comer o tradicional açaí com granola e banana, além de buffets de açaí para você montar com as coberturas que você gosta como mel, leite ninho, castanha do Pará, tudo muito saudável e não pense nas calorias porque você estará de folga.
Outro prato típico da região, que herdamos dos nossos indígenas é a tapioca. É uma goma de mandioca que hoje está em alta por ser uma forma de evitar o glúten. Têm tapiocas lights com queijo magro e salada, mas para quem não está de regime, tem tapiocas salgadas com carne de sol e queijo coalho, de linguiça calabresa, queijo e presunto, manteiga de garrafa. De sobremesa você pode comer uma tapioca de brigadeiro, de doce de leito com queijo, de queijo com goiabada. Tem que provar!
Se você enjoar de frutos do mar ou não gostar em Jeri tem restaurantes com comida brasileira, como arroz, feijão, carne e farofa. Aliás, não deixe de provar a “paçoca” que é uma farofa salgada com carne de sol. Além do baião de dois para quem gosta de arroz e feijão. Mas também tem restaurantes com massas italianas e pizza, restaurante árabe, japonês, gastronomia francesa em alguns bistrôs, cozinha saudável, ou seja, para todos os gostos e bolsos.
Para quem gosta de bebidas, não deixe de provar as caipirinhas e caipiroscas com frutas como: cajá, caju, graviola, siriguela. Vale também para os sorvetes feitos com essas frutas do Nordeste.