Como em muitas capitais do Nordeste, faz calor durante todo ano em Maceió. As mínimas dificilmente baixam de 20?, o que significa que nunca estará “muito frio” para pegar praia - mesmo que você viaje no auge do inverno.
Em compensação, o verão é também a época da temporada seca e, portanto, a escolha da maioria dos viajantes. As águas ficam mais claras, as praias mais cheias e os preços, consequentemente, mais altos. É a famosa alta temporada.
No inverno, as temperaturas não costumam cair muito, mas as chuvas aparecem e podem estragar a ida à praia. A temporada mais chuvosa vai de abril a agosto - e engloba principalmente o período que vai de maio a julho.
Novembro e outubro são alguns dos melhores meses para conhecer a cidade: o clima é seco e a temporada alta ainda não chegou por lá, fazendo com que os preços sejam mais econômicos. Como alternativa, março e setembro também são boas opções e, embora registrem mais precipitação, ainda não chegam a fazer parte da temporada de chuvas em Maceió.
Outro ponto importante a considerar na hora de planejar sua viagem são as marés, importantes para a realização de alguns tours. Como regra geral, quanto mais baixa a maré, melhores os passeios. Sabendo disso, opte por viajar em semanas de lua cheia ou lua nova, quando a variação das marés é grande em comparação com as outras fases da lua.
Se a ideia for viajar durante datas festivas, o Ano Novo é uma boa pedida para quem busca agito. A cidade oferece ótimas festas e os ingressos podem ser adquiridos perto da data da virada, diretamente nos hotéis.