Existem mais de duas mil espécies de peixe no Rio Amazonas, o que leva o estado a deter o título de maior consumidor de peixe por pessoa do Brasil. Por isso, se prepare para comer – ou pelo menos encontrar – pratos com Tambaqui, Pirarucu, Tucunaré, Piranha, Jaraqui, Pacu, Matrinxã e muitos outros.
As frutas também possuem destaque na gastronomia, sendo consumidas diariamente pelos manauaras, em comidas doces e salgadas. No X-caboquinho, por exemplo, a fruta tacumã é a grande estrela do sanduíche que leva queijo coalho e banana, preparado no café-da-manhã. Muitas espécies, como o cupuaçu, a graviola e a taperebá são nativas da região.
O famoso tacacá, um caldo feito com a goma da mandioca com camarões e tucupi, deve ser prioridade no roteiro gastronômico, já que é o prato mais famoso da Região Norte. Outros destaques da comida Amazonense são o pato no tucupi, o peixe frito com açaí e a costela de Tambaqui.
A comida em Manaus é tão gostosa que você pode passar semanas se deliciando com a gastronomia local e ainda assim sair de lá querendo mais.
Confira aos melhores restaurantes da cidade
O Tacacá da Gisela, localizado em frente ao Teatro Amazonas, é uma barraca famosa por fazer (e muito bem feito) um dos pratos mais queridinhos de Manaus: o tacacá, servido em uma cuia adornada por vime, sempre fresquinho. É possível comprar a comida e sentar em uma de suas mesas, dispostas na praça. Em alguns dias da semana também acontecem apresentações de músicos e bandas locais ao entardecer.
Preço: $
Endereço: Largo São Sebastião s/n - Centro
Especialista em cozinha nortista, o premiado Restaurante Banzeiro é uma ótima opção para quem deseja saciar a fome da gastronomia local sem se importar em gastar um pouco mais de dinheiro. Se quiser experimentar algo diferente, peça de entrada a formiga saúva em espuma de mandioquinha, servido em uma colher individual. Para o prato principal, uma das melhores pedidas é o corte de tambaqui com flor de sal, que acompanha arroz negro e farofa de ovos com farinha uarini.
Preço: $$$$
Endereço: Rua Libertador, 102 – Nossa Senhora das Graças
O Restaurante Morada do Peixe possui a sua própria criação de tambaquis em pequenos viveiros que não suprem a demanda do local o ano todo, tamanho é o consumo. No cardápio, não faltam opções de comidas preparadas com o peixe, que aparece em versões fritas, cozidas, em filé ou inteiro. Um dos queridinhos da casa é o tambaqui à escabeche, um prato que leva as costelas e o lombo fritos em um caldo com farinha de mandioca, acompanhado de arroz, farofa e pirão. As refeições são grandes e servem duas pessoas.
Preço: $$ - $$$
Endereço: Rua Goiânia, s/n – Redenção
Peixe, peixe e mais peixe. No Amazônico Peixaria Regional é possível encontrar um cardápio extenso que oferece opções de pratos manauaras preparados com o melhor que a cidade tem a oferecer. Pastel de pirarucu seco com banana, rocambole de tambaqui, filé de pirarucu grelhado e a matrinxã recheada são algumas das opções mais pedidas do cardápio, com pratos que servem até duas pessoas.
Preço: $$ - $$$
Endereço: Avenida Darcy Vargas, 226 – Parque Dez de Novembro
A Sorveteria Glacial é a mais famosa de Manaus, com muitas opções de sabores. Os mais pedidos são os preparados com as frutas regionais – açaí, cupuaçu, taperebá e tucumã. É possível escolher entre bolas de sorvete, picolés, paletas mexicanas e taças que misturam sorvetes, doces e bebidas. Em uma cidade quente e úmida, parar em uma sorveteria deve ser um momento obrigatório.
Preço: $$ - $$$
Endereço: Rua Major Gabriel, 2000 – Praça 14 de Janeiro
Tudo começou com uma pequena barraca de pastel, e hoje a Cachaçaria do Dedé possui três estabelecimentos na cidade. Considerado um dos melhores bares de Manaus, ele oferece, além das opções de cachaças, cervejas e outros drinks, comidas regionais e hambúrgueres caseiros. A costela com lombo de tambaqui acompanhada de risoto de tucupi com jambu e farofa de uarini com banana é um dos pratos mais populares da cachaçaria.
Preço: $$ - $$$
Endereço: Avenida Maryo Ypiranga, 1300 – Shopping Manauara
Com duas unidades em Manaus, o Tambaqui de Banda é um restaurante que recebe muitos turistas, mas também moradores da cidade que são fieis a casa, especialista em cozinha amazonense. O tambaqui, claro, aparece em tamanhos e cozimentos diferentes – todos eles muito gostosos. É possível pedir um prato para seis pessoas, como o tambaqui assado inteiro, acompanhado de baião de dois, farofa e vinagrete, ou um individual, como a costela de tambaqui na brasa.
Preço: $$ -$$$
Endereço: Rua José Clemente, 596 – Centro
Apaixonada pela Amazônia, a Chef do Caxiri Manaus, Débroa Shornik comanda a cozinha do badalado restaurante, que apresenta a comida local com muita delicadeza. Uma das entradas mais pedidas, o ceviche no tucupi possui um sabor intenso e marcante. O tambaqui é preparado no fogão a carvão, para seguir com a tradicionalidade do prato, que deve ser feito na brasa.
Preço: $$$$
Endereço: Rua Dez de Julho, 495 - Centro