Maragogi é uma pequena cidade no litoral do estado de Alagoas, pacata e ótima para descansar e fugir do stress das grandes cidades, porém mesmo sendo pequena, não se limite a querer conhecê-la em um bate e volta desde Maceió ou Porto de Galinhas, algo que muita gente faz diariamente, pois é muito pouco tempo para aproveitar os seus 22 quilômetros de praias e piscinas naturais, mais conhecidas como galés. E foram as galés que fizeram a fama da cidade ao longo dos anos e tornaram Maragogi um dos maiores destinos de praia do litoral alagoano.
Quem faz um bate e volta muitas vezes não chega no melhor horário das marés, isso porque as piscinas naturais só se formam durante a maré baixa, além de passar muito tempo na estrada e pouco tempo em Maragogi. Já, quem se hospeda na cidade por alguns dias, aí sim tem a oportunidade de desfrutar todas as belezas do local. Não à toa, suas praias são comparadas com as praias do Caribe devido à cor do mar.
Mergulhar e aproveitar as galés que ficam a aproximado seis quilômetros da costa, esse é o passeio mais tradicional em Maragogi, e para muitos, é feito quase todos os dias da viagem, afinal quem não gosta de ficar em piscinas que são como aquários naturais, repletas de peixinhos coloridos e várias espécies de corais? Para chegar até lá, é necessário ir de barco e o passeio pode ser contratado direto com o hotel ou através de alguma agência de turismo no local. Vale lembrar que é proibido dar ração aos peixes a fim de atraí-los e quem viola as regras pode ser multado. Também há um limite diário de visitantes, mas mesmo assim continua sendo muita gente visitando as piscinas. Com exceção de algumas piscinas naturais menos visitadas, como por exemplo a Croa de São Bento, em geral, todas recebem muitos visitantes diariamente.
O passeio de bugue é algo típico da região do Nordeste e em Maragogi, ele é realizado pelo litoral sul e litoral norte. As duas opções passam por praias, com paradas para mergulho e fotografias. É uma boa maneira para quem deseja conhecer várias praias com um guia, que é o bugueiro, mostrando todas as atrações que muitas vezes não é possível conhecer quando vamos de carro por conta própria.
E como um destino litorâneo, não faltam praias para conhecer. A Praia de Maragogi, como já diz o nome, é a principal da cidade. Praia central, com bastante movimento e infraestrutura. Devido ao acesso mais fácil, costuma ficar mais cheia. Para quem prefere praias mais tranquilas, melhor escolher outra. A Praia Ponta de Mangue, uma das mais conhecidas, fica no litoral norte. Com águas transparentes e mornas, ali dá para se sentir no Caribe. A Praia de Burgalhau, com areias claras e água do mar transparente, é uma típica praia bonita do Nordeste. Com pouca estrutura, é considerada uma das melhores de Maragogi. A Praia de Japaratinga, fica na cidadezinha vizinha de Maragogi que leva o mesmo nome da praia. Cercada por coqueiros, é boa para mergulhar nos recifes de corais próximos da costa. A Praia de Barra Grande, com águas calmas e límpidas, é ideal para ir com crianças. Durante a maré baixa, formam-se as piscinas naturais de Barra Grande que podem ser acessadas caminhando por cerca de um quilômetro, mas isso somente durante a maré baixa. A Praia Barreira do Boqueirão, também fica no município vizinho de Japaratinga. É uma das mais famosas, mas o trecho de areia é pequeno. Com alguns bares à beira mar, é bom para um almoço com vista para o mar.
Depois de muito mar e sol, que tal conhecer o Santuário dos Peixes-boi? Fica em Porto das Pedras, a cerca de 50 quilômetros de Maragogi. O santuário ajuda na preservação do mamífero, que está ameaçado de extinção. A visita inclui uma pequena caminhada por um manguezal e um passeio de barco onde é possível ver os peixes-boi.
Maragogi faz parte da região da Costa dos Corais, uma costa repleta de praias lindas, então nada melhor que aproveitar a viagem para conhecer as cidades vizinhas, já que ficam tão próximas: o vilarejo de São Miguel dos Milagres, a 70 quilômetros ao sul de Maragogi vale a visita.
Em Maragogi, umas das melhores coisas para se fazer é apenas relaxar e curtir a paisagem, de preferência na sombra e com água fresca, escutando o barulho das ondas, algo gratuito e imperdível.