Ao contrário de muitas cidades da região sul do país, o município paranaense não sofre com baixíssimas temperaturas. Aliás, muito pelo contrário!
A temporada de calor é longa e abafada, com duração de outubro a abril, e variação climática que vai dos 18•C (menor média mínima registrada) até os 30•C (maior média mínima registrada). Esse também é o período com mais incidência de chuvas, sendo janeiro e fevereiro os meses mais propensos às precipitações. Por essas características, o turismo na urbe não é tão indicado no período – afinal, além de ser desconfortável andar pelas ruas em épocas abafadas, as chances de ser surpreendido com temporais são grandes.
Já a temporada mais fria do ano surpreende positivamente. No outono e inverno o clima é ameno, com baixos índices pluviométricos, garantindo condições razoáveis para realizar todo tipo de passeio (inclusive ao ar livre). Portanto, entre abril e setembro, as temperaturas médias costumam variar entre 14•C e 27•C. Ou seja, nem tão frias, nem tão quentes! As chuvas também acontecem em menor quantidade, garantindo um clima mais estável para os turistas que não querem ser pegos de surpresa por chuvas de verão.
Porém, vale lembrar que a cidade não é um destino de praia e tampouco pede um perfil de clima específico. É possível aproveitar Maringá em qualquer época do ano, não devendo o turista se fixar tanto nesse fator. Ao contrário de outras cidades, por aqui a disponibilidade do viajante tem mais força do que os fenômenos naturais.