A tradicional culinária da região está intimamente relacionada à história da cidade. Devido a abalos sísmicos, falta de desenvolvimento econômico e escassez de alimentos (gerada por um excesso populacional), moradores do Arquipélago de Açores, em Portugal, foram tentar a vida na área que hoje vem a ser o estado de Santa Catarina. Some a isso o desejo do governo português povoar a região com lusitanos para impedir reclamações territoriais da Espanha. Assim, entre 1748 e 1756, cerca de cinco mil açorianos desembarcaram no litoral catarinense. Fugindo de ataques piratas, eles se instalaram na região onde hoje fica o município da Penha, devido à abundância de baleias e peixes. Quando a pesca ficou escassa, essas famílias se dedicaram à agricultura ao longo da costa, ocupando a região onde hoje está Navegantes.
Por conta da colonização açoriana no local, a culinária de Navegantes mostra traços dessa forte influência. Os frutos do mar, assim como a farinha de mandioca, são presença cativa nos cardápios regionais. Além disso, a comida é simples e bem condimentada, sendo os temperos mais comuns o alho, a cebola, as pimentas (do reino e malagueta), o coentro, a salsa e a cebolinha. Inclusive, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, uma das mais tradicionais do município, traz a típica culinária açoriana para as mesas do evento. Um dos pratos mais servidos na ocasião é o Peixe com Pirão, que também pode ser encontrado na maioria dos restaurantes da cidade. Além do prato, ingredientes como camarões, anchovas e tainhas surgem como os mais utilizados nas iguarias que caíram no gosto dos moradores e turistas.
Mas apesar de os peixes e frutos do mar serem as estrelas locais, é possível encontrar todos os tipos de especialidades na cidade. Há desde restaurantes contemporâneos mais requintados até quiosques simples que comercializam peixes fritos e mariscos no bafo. Um dos mais sofisticados é o The Bridge Cozinha Moderna, situado na Meia Praia. Com pratos bem elaborados e ambiente de frente para o mar, o turista ainda dispõe de atendimento atencioso e preços competitivos. Também muito sofisticado, o Serafim’s é quase unânime quando o assunto é o restaurante de Navegantes capaz de gerar a experiência gastronômica mais única ao turista. Servindo frutos do mar de altíssima qualidade, os pratos também prezam pela sua apresentação, sempre impecável.
Com fachada bem simples, porém decoração interna caprichada, o Restaurante Zen é outro bem avaliado na cidade. Comandado pela Chef Sandra, o local traz pratos à base de frutos do mar e culinária brasileira, sempre com um toque de requinte e sofisticação. Localizado na Praia do Gravatá, a mais agitada da região, o local ainda conta com atendimento atencioso e preocupado.
O Sinestesia é outro restaurante bem procurado pelos turistas que visitam Navegantes. Com estrutura à beira-mar, o estabelecimento conta ainda com decoração característica e jardim que garante um charme à parte. Apesar de também ter foco em frutos do mar, por aqui os preços são um pouco mais salgados. Portanto, veja se está disposto a pagar mais caro pela sua refeição ou, então, reserve a sua ida ao Sinestesia em uma ocasião mais especial.
Já o Top Haus Restaurante e Pizzaria é uma opção para aqueles que não querem (ou não gostam) de frutos do mar. Apesar de os preços serem um pouco salgados, as comidas que são servidas no lugar valem a pena. Tem buffet e também conta com a modalidade de rodízio de pizzas, sendo uma opção indicada para quem vai com crianças que nem sempre estão familiarizadas com os ingredientes marítimos. O Sushinachos também funciona bem para esse propósito, Apesar do nome, o local apresenta especialidades de diferentes nacionalidades e entusiasma o turista com seu ambiente colorido e animado.