São quilômetros de falésias coloridas a perder de vista, vegetação de Mata Atlântica e recifes de corais. Foi a partir desse cenário que os portugueses se encantaram com as terras que acabavam de descobrir enquanto buscavam o caminho para as Índias. É tudo verdade: o Brasil começou por Porto Seguro.
De 1.500 para cá, a cidade se tornou um importante destino turístico no Brasil. E o que faz a cidade ser tão procurada por turistas do mundo inteiro? Contato com a natureza, praias belíssimas, forte cultura indígena e festas. Tem opções para todos os gostos. Porto Seguro tem um público versátil e de todas as idades, devido à diversidade de passeios que pode ser encontrada por lá.
Os títulos de Patrimônio Histórico Nacional e de Patrimônio Natural da Humanidade não são por acaso. Da cultura dos índios pataxós ao Parque Marinho Recife de Fora, incluindo museus e prédios históricos, a preservação é uma constante em Porto Seguro.
No quesito praias, a cidade oferece uma boa gama de ofertas, todas com piscinas naturais de águas mornas, perfeitas para repor as energias. A cidade ainda possui um comércio variado na Passarela do Descobrimento, um shopping a céu aberto com várias lojas, bares e restaurantes com deliciosos sabores típicos da Bahia.
O movimento de pessoas é grande na alta temporada (entre dezembro e março), mas, é apenas o sol surgir ou chegar um feriado, que muitos turistas chegam à cidade. Porto Seguro também tem a vantagem de ser dividida em distritos igualmente fascinantes e estruturados para os turistas. Os mais procurados são Arraial d`Ajuda, Trancoso e Caraíva.
Já as festas, badaladíssimas, com muitos famosos. No Carnaval, os quartos de hotéis ficam superconcorridos. O centro fica lotado de foliões e recebe artistas de renome. O agito dos blocos e dos trios elétricos acontece na Passarela do Álcool e, enquanto a maioria das cidades se despede do Carnaval na quarta-feira de cinzas, em Porto Seguro a animação está só começando. O Carnaporto é uma continuação do Carnaval e acontece nos três dias seguintes ao Carnaval, com a vantagem de ter um preço mais acessível do que Salvador.
No Réveillon, a animação na cidade é a mesma. Cada espaço em Porto Seguro é disputado e sempre são oferecidas festas de virada de ano com artistas que empolgam o público. Se a ideia é descansar, evite as épocas mais procuradas na cidade e vá na baixa temporada.
Como chegar
Localizada no sul da Bahia, Porto Seguro é a principal cidade da Costa do Descobrimento. Com a vantagem de possuir um aeroporto próprio, o aeroporto de Porto Seguro, a cidade se destaca entre as outras da região. Do aeroporto até o centro da cidade são apenas 3 quilômetros e o trajeto de carro tem duração de aproximado 5 minutos. O aeroporto é pequeno, mas funcional e recebe voos das principais cidades do país. As companhias aéreas que operam voos regulares para Porto Seguro são: Azul, Gol e Latam, com chegadas e saídas diárias. O aeroporto de Porto Seguro também é muito utilizado por pessoas com destino a outras cidades da região como por exemplo Trancoso, Caraíva e Arraial d’Ajuda.
Para chegar até Porto Seguro de ônibus desde a capital Salvador, o trajeto tem aproximadamente 730 quilômetros e dura em média 12 horas. As passagens de ônibus podem ser compradas com a empresa Viação Águia Branca, única empresa que faz esse trajeto, sendo que essa mesma empresa faz o trajeto de Vitória, no Espírito Santo até Porto Seguro. A rodoviária de Porto Seguro fica no centro da cidade e no local há lanchonetes além de um posto de informações turísticas. O valor da corrida de táxi da rodoviária até os hotéis centrais costuma ser bem em conta devido à sua localização.
Para quem vem de carro, independente se é do Sul ou do norte, o acesso é feito pela BR-101, em Eunápolis o motorista deve entrar na BR-367 e dirigir por mais cerca de 65 quilômetros até chegar em Porto Seguro.
Independentemente de como chegar na cidade, uma vez lá, é garantia de uma viagem com animação e belas praias.
Vida noturna
A vida noturna de Porto Seguro é um dos grandes atrativos da cidade, principalmente entre o público mais jovem. Ao longo do ano, há várias festas que acontecem normalmente em períodos de alta temporada e que atraem uma multidão de turistas.
Durante os dias de réveillon e carnaval, a cidade ferve de gente e festas, atraindo além de turistas, muitos artistas que fazem shows para animar a multidão. Ainda no carnaval, Porto Seguro tem o Carnaporto, uma continuação do carnaval que acontece nos três dias seguintes ao carnaval, ufa, haja pique! Em outubro, a cidade recebe estudantes do Brasil inteiro para festejar a “Semana do Saco Cheio”, é uma espécie de carnaval fora de época.
E durante o ano todo, a Passarela do Álcool é a rua mais famosa e movimentada da cidade, localizada no centro, é um local disputadíssimo principalmente durante o período da noite. No final do dia, as lojas começam a abrir, o movimento começa a aumentar e aos poucos a principal rua de Porto Seguro torna-se uma grande festa ao ar livre, cheia de gente passeando, comprando artesanatos e produtos típicos, saindo para jantar ou apenas para tomar um drink, ou melhor, para algumas pessoas, muitos drinks, sendo que o mais pedido é o “capeta”, bebida com um nome nada agradável, mas com sabor que agrada (e muito) aos turistas.
A Passarela do Álcool foi rebatizada de Passarela do Descobrimento, pois as autoridades locais acreditavam que o antigo nome tinha uma conotação negativa, que remetia o local a um caminho de bebedeira, e eles estão certos, ali não é só uma rua para encher a cara, é uma rua para comprar, jantar e caminhar, inclusive para quem gosta de um passeio mais cultural, há diversas construções coloniais do século 17.
Depois de aproveitar a Passarela do Álcool, para muita gente é hora de ir à uma festa, algo rotineiro em Porto Seguro.