No charmoso Leblon, bem conhecido em cenários de telenovelas, livrarias e cafés convidam para um descanso. Já Copacabana e Recreio encantam pela bela e movimentada praia, além dos botequins. A Barra da Tijuca conta com bons shoppings e Ipanema recebe uma feira hippie aos domingos. Cada bairro tem seu charme.
Não deixe de apreciar não só a programação cultural da cidade, mas também sua arquitetura. O Theatro Municipal, a Confeitaria Colombo, o Museu Nacional, o Real Gabinete Português de Leitura e o mosteiro de São Bento são apenas algumas das construções mais bacanas do Rio.
Entre os programas de turista não pode faltar uma ida ao Cristo Redentor, a 700 metros de altura, e um passeio de teleférico pelo Pão de Açúcar, que traz um visual de tirar o fôlego. Se quiser se manter no alto, recorra aos vôos livres de parapentes e asa-delta em Pedra Bonita.
O estádio do Maracanã e o Sambódromo reúnem duas paixões bem brasileiras: futebol e samba. O parque temático Cidade do Samba abriga galpões das principais escolas cariocas do gênero musical, onde dá para acompanhar de perto as produções.
Se o dia está ensolarado, além de curtir as praias, vale dar um pulo na orla da lagoa Rodrigo de Freitas, cercada por quiosques com música ao vivo. O sítio Roberto Burle Marx traz uma enorme coleção botânica que merece ser vista de perto.
Os parques da capital fluminense também não deixam a desejar no quesito beleza, como o Parque das Ruínas, o Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico e o Parque Lage. Na busca por sossego litorâneo, recorra à Prainha.
Reduto cultural e histórico, o bairro de Santa Tereza,onde tem um antigo bonde elétrico, é um trecho imperdível da cidade, repleto de ateliês, bares, restaurantes e edifícios históricos.
A Lapa é onde toda a boemia carioca se encontra. Rodeada de bares, é uma ótima opção para quem quer curtir a vida noturna. No Baixo Gávea, as noites são concorridas às quintas-feiras e aos domingos.
Para apreciar outras culturas, o Centro de Tradições Nordestinas sedia a Feira de São Cristóvão, marcada pela culinária, música e artesanato da região.
As favelas e morros acabaram se tornando atração turística, até por conta da vista impressionante que se tem lá do alto, como se vê no mirante Dona Marta. Turnês pela Rocinha e Complexo do Alemão também se tornaram comuns.