Com um sistema de pousadas e hotéis bem estruturados que apresentam restaurantes próprios, São Miguel dos Milagres não deixa muito espaço para outros estabelecimentos ganharem clientela. Mesmo que isso desencoraje novos empreendimentos, alguns locais foram contra a tendência e abriram suas portas. Neles, a comida nordestina tem grande destaque, assim como os peixes e frutos do mar (uma vez que o município fica em uma região litorânea).
Outro ponto que vale frisar é que apesar de parecer que os restaurantes dos hotéis não deem conta do recado, a suposição é totalmente errônea. Muitas vezes comandados por chefs experientes, esses locais em nada deixam a desejar para aqueles que vivem de forma independente. Inclusive, muitos deles abrem suas portas para clientes que não são hóspedes, sendo necessário reservar com antecedência tamanha é a procura.
O Restaurante No Quintal, localizado na Praia do Toque, é um dos mais procurados da cidade. Recebendo o nome por estar instalado no quintal do chefs de cozinha que o comandam, o local preza pela culinária brasileira, com destaque especial para as comidas nordestinas. Renata e Lucas Nogueira, que são de São Paulo e foram para São Miguel dos Milagres e nunca mais voltaram, conseguem criar por lá um ambiente acolhedor com decoração rústica e ingredientes de primeira linha (sendo estes colhidos em horta orgânica própria ou comprados de produtores locais). O bobó de camarão é o carro-chefe da casa e serve bem duas pessoas. De sobremesa, a cocadinha queimada é quem chama mais atenção.
Já o Bar do Enildo, em Porto da Rua, é um lugar bastante tradicional da cidade. Apesar de simples, a decoração impressiona por remontar o clima praiano com mesas e cadeiras de madeira. Uma das indicações é pedir o peixe frito ao molho de camarão com purê, arroz e pirão. Muitos turistas garantem que é lá que se toma a cerveja mais gelada de São Miguel dos Milagres, então não deixe de degustar a bebida junto à sua refeição. De sobremesa, quem não pode ficar de fora é o “piti-gatô alagoano”. Fazendo uma reinvenção do petit gateau francês, o doce consiste em cocada crocante com sorvete de tapioca e calda de doce de leite.
Já entre a Praia do Toque e Porto da Rua fica o Buda Bistrô. O local é pequeno e funciona nas dependências de uma casa, mas os pratos fazem jus à fama do lugar. Conduzido pelo chef Henrique, o estabelecimento tem cardápio diversificado com carnes, sanduíches e massas, mas são os frutos do mar que ganham os holofotes. Algumas das receitas mais pedidas são o lagostim com molho de gorgonzola, o arroz de polvo e o “cigano” (camarão refogado coberto por catupiry e acompanhado por arroz e batatas).
Já o Luna Bar e Restaurante, também localizado em Porto da Rua, fica à beira-mar e traz menu variado. O turista que não apreciar ingredientes marítimos poderá optar por carnes e frangos, mas o leque maior de opções se dá mesmo com o uso de frutos do mar e pescados.
Já para quem quer algo mais gourmet, a dica é ir ao Raizeiro de Milagres. Localizado na beira da estrada da Praia do Marceneiro, o local também apresenta a típica comida regional, porém com toques de sofisticação. Algumas das delícias do menu são os camarões empanados no coco e molho de manga; o filé de frango grelhado com crosta de castanha do pará, arroz de coco e molho de maracujá; o filé mignon de sol acompanhado por purê de batata doce com queijo coalho, fios de macaxeira e molho de tamarindo; e a caipirinha de banana com gengibre e pimenta. A decoração também dá um show à parte, com lustres de palha, tolhas de renda, luz de velas e, claro, muitos troncos e raízes.