Muitos dizem que o segredo da culinária local são os temperos, outros afirmam que são as panelas de barro onde as iguarias são preparadas e servidas. Apesar de não haver consenso quanto a isso, todo mundo concorda que a gastronomia da capital do Piauí é um dos pontos fortes da região. Com influência dos indígenas, que deixaram o hábito de utilizar o milho, a farinha de mandioca, a macaxeira, o mel e a pimenta da terra como ingredientes, a região ainda tem fortes traços portugueses e africanos. As frutas locais também estão presentes no cardápio, com atenção especial para o caju e para a manga.
A Carne de Sol é aquele prato que tem a cara do Piauí. Mesmo que não seja uma exclusividade local – e possa ser encontrado em diversos cantos do Brasil – há quem diga que a preparada em Campo Maior, cidade situada a cerca de 80km de Teresina, é a melhor do país. É claro que a afirmação não é unânime, mas vale a pena experimentar para conferir por si só! Aliás, o prato Maria Isabel é um dos clássicos de Teresina e consiste justamente na mistura de arroz com a carne seca, apesar de existirem versões com carne de bode, capote, galinha caipira e pato. A Paçoca também é feita de carne de sol e consiste na proteína socada no pilão e misturada com farinha e cebola branca.
O Arroz com Capote também tem espaço garantido nas mesas de Teresina. Assemelhando-se à galinhada mineira, essa iguaria consiste na mistura do arroz com a galinha d’angola, com adição ainda de pimentão em cubos, tomate, cebola, cheiro-verde e temperos. É um clássico regional e com certeza deve ser experimentado pelo turista que não aceita ir embora da cidade sem cair de boca nas iguarias regionais.
A Galinha Caipira também é uma opção bem gostosa e típica do estado do Piauí. Cozida em seu próprio sangue, a galinha é servida ainda com um pirão feito com o caldo do preparo. O Bode Assado, apesar de parecer estranho para quem não mora no local, é um dos pratos mais apreciados pelos locais. Se você tem estômago forte e gosta e novas experiências gastronômicas, com certeza você deve experimentá-lo. Outra boa chance de provar essa carne pouco tradicional em outras regiões brasileiras é pedir uma Buchada de Bode, que basicamente usa o intestino do animal para garantir o seu sabor.
A Panelada também é só para os mais corajosos, pois a comida consiste em partes de intestino de boi misturadas com verduras. É considerada um dos melhores tira-gostos de boteco, mas é preciso já ir preparado! O Sarapatel também é servido nos bares da cidade e pode ser feito com carne, fígado, coração e rim de porco. Vem ainda servido com farinha e pimenta para fazer da iguaria mais arretada ainda!
Os bolos também são especiais para os moradores de Teresina, especialmente nos cafés das manhãs e lanches da tarde. Alguns dos mais tradicionais são o Bolo de Goma, o Bolo Frito e o Bolo de Macaxeira.
Para acompanhar toda essa comilança, os piauienses recorrem às cachaças e, também, à cajuína (um refrigerante feito a base de caju que é patrimônio do estado). Os doces mais tradicionais são o de casca de limão azedo, além das compotas de caju, goiaba, mangaba, bacuri, buriti, abacaxi e banana.
Independentemente das comidas que você decida degustar durante a viagem, a única certeza que você pode ter é que terá uma experiência diferente – com ingredientes distintos e preparos diferenciados. Inclusive, se você quiser ter uma primeira experiência com a carne de bode, essa é a sua oportunidade!