A melhor época para conhecer a região depende dos seus objetivos. Se a ideia é esquiar nas encostas do vulcão Villarrica, o melhor período para ir à cidade é no inverno. Essa é uma boa pedida também para quem quer andar de trenó (puxado por cachorros) e aproveitar as águas termais da região. De qualquer forma, apesar de Chile e neve serem uma combinação perfeita, o inverno não é a alta temporada de Pucón.
É justamente no verão que a cidade está cheia e funcionando a pleno vapor. Isso porque é nessa época do ano que os passeios ao ar livre – o ponto alto da região – podem ser feitos com mais facilidade. Além do mais, no verão os dias são mais longos – 15h de sol, contra apenas 10h no inverno – e o turista poderá aproveitar as praias de água doce que cercam a área. Por ser alta temporada, os preços estão mais salgados e a concorrência pelos passeios em agências de turismo é maior, então não abra mão de fazer um bom planejamento. Um dos principais atrativos do verão em Pucón é a possibilidade de subir a trilha do vulcão Villarrica, algo que não é possível de acontecer no período mais frio do ano.
Outra possibilidade para aqueles que querem economizar é ir para o município chileno durante os meses da primavera e outono, considerados de transição. Isso porque os preços estão mais baixos e o clima apresenta condições intermediárias – permitindo em muitos casos a subida do vulcão, mesmo que não seja propriamente verão. Vale a pena conferir se essa for uma possibilidade para a sua viagem!