Apelidada de Cidade das Rosas por causa das muitas roseiras que floreiam suas ruas, Puerto Varas - como anuncia o seu apelido - é uma cidade de muitos encantos. Localizada no sul do Chile, próxima à Patagônia, o pequeno município fica aos pés do lago Llanquihue, o segundo maior do país.
Puerto Varas é um destino que requer movimento: para apreciar todos os atrativos locais é necessário caminhar, explorar, buscar. Atividades ao ar livre e esportes são os maiores atrativos da região – mas para quem quer pegar mais leve, o local também é perfeito para atividades que exigem um desempenho físico mais leve-. Com a vista, que surpreende até os mais viajados, você vai perder o fôlego de qualquer maneira.
E opções para turismo não faltarão, principalmente aquelas que envolvem estar na natureza. Dependendo da quantidade de dias que deseja passar na cidade, é possível conhecer com calma e muito bem a região. Mas não se deixe enganar pelo tamanho da cidade: há muito o que se fazer por lá.
Confira as principais atrações turísticas de Puerto Varas e região:
Lago Llanquihue
Com uma extensão de 887 quilômetros quadrados, o lago se espalha por toda a extensão da cidade, sendo o seu principal atrativo e paisagem. As maneiras de explorá-lo são muitas: você pode caminhar pela sua margem, alugar uma bicicleta para ir mais longe, andar de canoa, praticar pesca esportiva, esqui aquático, windsurfe, ou, se tiver coragem, até mesmo nadar.
Lago de Todos Los Santos
Algumas empresas turísticas promovem excursões de passeios pelo lago, em pequenas embarcações. Há diferentes roteiros, mas normalmente está incluso no percurso uma visita a Saltos de Petrohué (um conjunto com quedas d’água de cor azul turquesa), e depois navegar até Peulla, uma vila de 120 habitantes.
Parque Nacional Perez Rosales
É o Parque Nacional mais popular de todo o Chile e recebe diariamente muitos visitantes. Abriga os Saltos de Petrohué e fica próximo às costas do Vulsão Osorno, fazendo fronteira com a Cordilheira dos Andes, e muito perto da Argentina. São 253.780 hectares de área protegida de vegetação nativa, com uma flora e fauna riquíssimas. Um passeio imperdível.
Casa Kuschel
Desde 1992, a casa pertence ao conjunto de monumento nacionais do Chile, tamanha a sua importância histórica e arquitetônica. Construída entre 1915 e 1917, seu estilo é único, pois mistura os estilos barrocos, neogóticos e neoclássicos, além de possuir características da arquitetura germânica. É uma das raras construções do período de colonização alemã que sobreviveram, e hoje abriga diversos produtos típicos em seu interior, tanto para venda como para exibição.
Centro Histórico
Sempre um dos principais atrativos de qualquer cidade, o centro de Puerto Varas abriga um circuito de casas antigas e históricas, a Plaza de Armas, a Iglesia Sagrado Corazón de Jesus (a igreja de telhado vermelho que é um dos símbolos mais conhecidos da cidade), e também restaurantes e bares. É uma área que possui uma vista privilegiada dos dois vulcões, Osorno e e Cabulco, além do lago e seus entornos.
Cruce Andino
A famosa travessia dos Lagos Andinos é uma das melhores maneiras de se conhecer a região e desfrutar de cada detalhe. Partindo de Puerto Varas, é possível navegar até Bariloche ou só conhecer a parte chilena, depende de quanto tempo e dinheiro está disposto gastar. A empresa Cruce Andino é quem faz o itinerário e planeja todos os detalhes. Normalmente, quem decide ficar só no país chileno vai até Peulla ou Puerto Frias, na fronteira argentina, em um dia todo de viagem.
Vulcão Osorno
Há quem diga que o Osorno é um dos vulcões mais lindos do mundo, tamanha é a sua beleza. Você pode apreciá-lo tanto de longe, a partir de Puerto Varas, como bem de pertinho, em passeios agendados ou indo com o próprio carro. Durante os meses de inverno, a estação de esqui é ativada, atraindo milhares de turistas que buscam se divertir na neve. Há também um teleférico que funciona durante todo o ano, transportando pessoas para dentro e fora do perímetro do vulcão.
Frutillar
Localizada a menos de 30 quilômetros de distância de Puerto Varas está a pequena cidade de Frutillar, com apenas cinco mil habitantes. A cidadezinha é um verdadeiro charme: construções alemãs se misturam com a bela paisagem, resultando em um dos lugares mais bonitos de todo o Chile. Há bons restaurantes de comidas locais, sejam elas alemãs ou chilenas. Reserva uma manhã ou uma tarde para explorar os delicados detalhes que estão espalhados pela cidade, é um passeio imperdível.