Um dos atrativos de qualquer viagem é a culinária local. Em Santiago isso não poderia ser diferente, aliás, a cidade é um verdadeiro paraíso para os turistas bons de garfo e de copo. Pelo fato de a capital chilena estar próxima a uma região praiana, os pescados e frutos do mar são bastante característicos. Quem vai a Viña del Mar pode optar por uma paella acompanhada de um bom vinho branco em algum dos muitos restaurantes de frente para a orla marítima.
Mas não é preciso sair da cidade para apreciar a gastronomia do mar. No coração da capital, no Mercado Central de Santiago, há diversas opções de estabelecimentos especializados neste tipo de culinária. Lá, inclusive, é possível encontrar a famosa centolla, o caranguejo gigante que é um dos pratos mais tradicionais e indispensáveis para quem visita o Chile. Ao fazer essa pedida, prepare-se para gastar uma quantia considerável, pois a centolla é bastante cara se comparada a outros pratos, até mesmo aos demais frutos do mar – que já são conhecidos pelos seus valores mais elevados.
Mas para quem prefere carnes, há também uma opção interessante na cidade: as parrillas. Apesar de serem mais procuradas na Argentina, há também bons representantes de estabelecimentos para degustar o prato em Santiago. Em sua composição, vegetais e ingredientes mais leves que contrabalanceiam com a carne mais pesada. Para acompanhar, opte por um vinho tinto.
Assim como em Buenos Aires, é possível encontrar diversas opções de empanadas, porém aqui com recheios mais focados em frutos do mar. Para quem quer comer algo durante uma breve pausa ou precisa ter uma refeição rápida entre uma andança e outra, essa é uma opção tradicional que pode ser encontrada em diversos bares e cafés da cidade.
Além dos seus tradicionais vinhos, tidos como alguns dos melhores do mundo, Santiago traz outras opções para quem gosta de beber. Apesar de ser uma invenção reivindicada por peruanos e chilenos, o pisco sour está em todos os cantos da cidade – e os chilenos garantem que foram eles sim que criaram a bebida que é uma mistura de pisco, xarope e limão. Portanto, se quiser fugir um pouco dos vinhos que são onipresentes por lá, essa é uma boa opção para promover outras sensações ao seu paladar.