Xangai é o centro econômico da China e uma das portas de entrada para conhecer o restante do país. Por ser uma cidade enorme, as distâncias entre um ponto turístico e outro não costumam ser curtas, e dependendo do horário, se for por exemplo no horário do rush, o trajeto pode demorar ainda mais.
Nessa que é considerada uma das maiores cidades do mundo, Xangai possui as mais diversas categorias de hotéis, dos mais luxuosos e caros, aos mais simples e econômicos. E mesmo com tanta oferta de hotéis e apartamentos para alugar, é sempre bom reservar com antecedência para garantir uma tarifa melhor e encontrar vaga, principalmente se a viagem for em período de alta temporada. Na hora de escolher o hotel, verifique tudo o que está incluso na tarifa, taxas, impostos, e inclusive o café da manhã, pois muitos hotéis não costumam incluir o café da manhã na tarifa mais barata. Se fizer questão do café incluído, verifique se compensa pagar o valor a mais cobrado.
Uma vez em Xangai, antes de sair pela cidade, tente anotar o endereço do hotel também em chinês, essa informação básica irá facilitar na hora de pegar um táxi ou então, no caso de se perder. Alguns taxistas podem não entender o endereço em inglês, e no caso de se perder, ficará bem mais fácil encontrar o hotel tendo o endereço em duas línguas.
- The Bund
A região de The Bund é uma das melhores opções para se hospedar em Xangai. Localizada ao lado leste do Rio Huangpu, é aqui que ficam os prédios mais antigos, pontos históricos e um calçadão às margens do rio de onde se tem uma das melhores vistas da cidade e dos arranha-céus que ficam do outro lado do rio, na região de Pudong. The Bund é uma região bem agitada, com diversas lojas, restaurantes, cafés e uma boa oferta de transporte público, o que facilita na hora de se locomover pela cidade. É em The Bund também que começa a principal rua comercial de Xangai, a Nanjing Road, ou em português, Rua de Nanquim. Caso consiga um hotel próximo dessa rua, é certeza de ficar bem localizado. Não é dos lugares mais baratos, mas tudo tem um preço.
- Pudong
A região de Pudong, que fica do outro lado do rio Huangpu, é onde estão os arranha-céus de Xangai. É uma região bem grande, bom pra quem quiser ficar perto dos prédios mais altos de Xangai e até do mundo. E quanto mais próximo o hotel for dos prédios, melhor será a localização.
- French Concession
O French Concession é o Bairro Francês, onde estão as famílias ricas vindas da Europa. Esse bairro fica entre a Cidade Velha e a Praça do Povo, é um lugar muito arborizado, com bons restaurantes e cafés, além de muitas lojas para compras. Por aqui, os hotéis são bem menores, os prédios bem mais baixos e as ruas são de bairro residencial, mas são muito charmosas.
- Aeroporto
Para quer tem um voo muito cedo, pode ser uma boa opção se hospedar em um dos hotéis próximo ao Aeroporto Internacional de Pudong. O aeroporto está a 40 quilômetros do centro da cidade, mas é facilmente acessado por trem e metrô. Alguns hotéis na região do aeroporto disponibilizam transfer gratuito de e para o aeroporto, informação que precisa ser confirmada no momento da reserva.