Fundada em 1630, Boston é uma das cidades mais antigas dos Estados Unidos. Nela, há tempos a tradição e a modernidade convivem muito bem. Pequena, bastam poucos dias para explorar esse lugar que já foi o mais importante centro cultural do país. Dos clássicos museus à boemia nos pubs, Boston é aquele tipo de lugar que tem opções de sobra para atender a sua vontade.
A melhor forma de começar a desvendar a cidade é através de um tour por meio da Freedom Trail. Trata-se de uma trilha demarcada no centro histórico de Boston, que leva você a uma viagem no tempo, explorando os 16 marcos mais importantes da cidade, como a primeira escola pública da América, a igreja mais antiga de Boston, além de diversos lugares relacionados à luta pela independência do país. Os pontos de destaque estão indicados por um emblema no chão, então não tem erro.
Esse é sem dúvida um passeio turístico indispensável para qualquer turista, principalmente quando se tem poucos dias. A trilha começa no Boston Common, principal parque da cidade e o parque público mais antigo dos EUA. Depois de aprender mais sobre a história da cidade, você pode curtir e relaxar no Faneuil Hall Marketplace, um complexo de atrações e mercados, também no centro de Boston. Nele está o Quincy Market, um mercado gastronômico super internacional, que deixa qualquer visitante deslumbrado.
Um outro lugar que convida a caminhar sem destino é Newbury St, em Back Bay. A avenida é uma das principais para compras. Ao longo dela, há desde grifes de luxo, como Chanel e Tiffany, até lojas de departamentos, como Forever 21 e Urban Outfitters. É um ótimo lugar para encontrar aquele cafezinho aconchegante durante a tarde ou provar a culinária local nos seus vários restaurantes.
No quesito arte, Boston tem museus que atraem até quem não aprecia passar horas em um lugar fechado. O Isabella Stewart Gardner Museum é um desses lugares que agrada a todos. O magnífico edifício de estilo veneziano possui um acervo com cerca de 2.500 objetos de origem europeia, incluindo tapeçarias raras e pinturas holandesas do século XVII. O jardim é uma obra de arte por si só!
O Museum of Fine Arts, próximo ao Isabella Stewart, também vale a visita. Imponente, seus extensos corredores exibem cerca 5.600 obras de artistas locais, nacionais e internacionais. Outra forma de arte se encontra no Theater District, onde você tem a oportunidade de assistir desde uma peça de teatro pequena até um espetáculo da Broadway! Mesmo que você não pretenda ver uma peça, um passeio à noite por esse bairro cheio de letreiros iluminados e vida pulsante não pode ficar de fora do seu roteiro.
E não dá para falar de Boston sem lembrar do amor dos moradores pelo esporte. Uma visita ao Fenway Park em dia de jogo vai mostrar como é essa relação que beira o fanatismo. Além de ser o estádio mais antigo do país, é a casa dos Red Sox, o time de baseball local. Se não quiser ver uma partida, pode apenas entrar para visitar.
Para mudar de perspectiva, que tal apreciar a cidade de cima? No Prudential Center, fica o famoso Skywalk Observatory, que oferece uma vista panorâmica de Boston e de seus arredores. E falando nas redondezas, depois de ter explorado bem cada cantinho da cidade, não deixe de ir para Cambridge, uma cidade vizinha que é quase um bairro de Boston devido à proximidade. Lá você pode visitar duas das instituições mais famosas da região e do mundo: Harvard e MIT. Ambas dispõem de excelentes museus!