Apesar do trânsito engarrafado e caótico, dá para sobreviver ao transporte público de Los Angeles. As linhas escassas de metrô e ônibus podem assustar, mas funcionam. Se preferir, alugue um carro, que não custa caro, ou ande de táxi. Mas saiba que não é o meio mais barato de circular pela cidade e dificilmente serão encontrados na rua, então tenha em mãos algum app do gênero ou o telefone de uma companhia.
Cercada pelas praias californianas, L.A é um ótimo destino litorâneo. Vale um pulo em Malibu, que se destaca não só pelos seriados norte americanos, mas por ser point de surfistas do mundo todo. O clima praiano e descontraído se estende pelas orlas de Santa Mônica e Venice.
Com grande apelo para a arte, Los Angeles traz boas opções de museus. Exemplares raros de Renoir, Van Gogh e Picasso atraem os turistas para o J. Paul Getty Center, LACMA e MOCA. Existem variadas especialidades, como é o caso do California Science Center, focado em ciência, o Museu de História Natural, com várias réplicas de dinossauros e o Petersen Museum, que reúne diversos automóveis antigos.
Outro destaque na cidade são os parques de diversão temáticos. Não poderia deixar de existir parte do legado de Mickey Mouse, visto na Disneyland local e na Downtown Disney, o Six Flags Mountains, para quem encara montanha-russa facilmente, e o lado do cinema na Universal Studios. Há ainda a roda gigante do Pacific Park, em Santa Mônica.
No circuito cinematográfico, fazem sucesso a Calçada da Fama, o letreiro de Hollywood, o Chinese, o Kodak e o Dolby Theatre, os estúdios da grandes produtoras como Warner Bros, Paramount e Sony, onde é possível fazer parte da plateia ao vivo do seriado predileto. Além disso, há quem se interesse por uma turnê pelas casas dos famosos astros do cinema, mas a visita é só pelo lado de fora e por pura curiosidade.
Quando a noite cai, o jeito é curtir o que a cidade oferece de melhor. A avenida Sunset Boulevard é ideal para quem busca música de qualidade; Downtown reúne baladas para todos os gostos; Santa Mônica e Venice Beach agradam pelo happy hour em bares descolados a beira-mar.
Na hora das compras, há também um prato cheio e com muita diversidade. A Rodeo Drive reúne vitrines de marcas famosas, assim como o Fashion District, que como o nome sugere, é o distrito da moda, porém, muito mais popular do que outras ruas com grifes sofisticadas. Shoppings Centers e outlets, como o Citadel e o Ontario Mills - o maior da Califórnia - atraem pelos descontos.
O Grand Central Market revela boa parte dos imigrantes, que se misturam entre restaurantes de várias nacionalidades dentro do mercado. Vale a visita pelo passeio gastronômico com preços acessíveis e marcado pela diversidade.
Não vá embora da cidade sem antes ir até o Griffith Park, um dos maiores parques dos EUA, e ao observatório público mais visitado do mundo, o Griffith Observatory. O passeio não custa caro e vai além da vista impressionante que oferece para a cidade. A programação inclui exposições sobre o espaço e apresentações no planetário.