Não é difícil comer bem em San Diego. Nessa cidade que fica ao sul da Califórnia e banhada pelo Mar do Pacífico, o que não faltam são boas opções de restaurantes. Claro que a cidade também conta com diversas opções de fast food, afinal estamos falando dos Estados Unidos, mas em San Diego a gastronomia vai muito além das redes de fast food americanas.
San Diego é uma cidade eco friendly, que incentiva a prática de esportes e que é preocupada com a saúde de seus moradores. Hoje é dia é bem comum encontrar alimentos orgânicos nos mercados, como por exemplo no Little Italy Mercato, como também nos restaurantes da cidade, desde os mais simples até os mais sofisticados, os alimentos orgânicos ganharam a vez e estão por toda parte.
A proximidade com o mar traz peixes frescos e diversos frutos do mar para consumo, e para provar um delicioso prato dos pescados, experimente o restaurante The Marine Room, na nobre praia de La Jolla. Considerado um dos melhores restaurantes de San Diego, obviamente não é barato, mas quem tiver a oportunidade, vale a pena. Além de boa comida em um ambiente super agradável, a vista do restaurante é espetacular, de frente para a praia, onde durante a maré cheia você vê as ondas baterem quase na janela do restaurante. Para garantir lugar é recomendado fazer reserva. Outro restaurante com visual incrível é o George’s at the Cove, também na praia de La Jolla, que prepara pratos com ingredientes comprados das fazendas. O restaurante é muito procurado no horário do pôr do sol. Saindo agora da praia de La Jolla, mas ainda com visual incrível, o restaurante Bertrand at Mister A’s, localizado no bairro de Bankers Hill é mais uma ótima escolha. Com vista para a baía de San Diego e para o skyline da cidade, esse sofisticado restaurante está próximo do centro e possui um bom custo/benefício por tudo o que proporciona ao cliente.
No bairro de Little Italy, assim como em Downtown, é grande a oferta de restaurantes, cafés, lanchonetes e bares. Na região de Gaslamp Quarter, são mais de 16 quarteirões com todo tipo de restaurante. Cervejarias e bares, são cerca de 150. É uma região bem agradável, segura e sempre com bastante gente pelas ruas. Já, no bairro antigo de Old Town, você encontra aqueles tradicionais restaurantes de comida mexicana, outra especialidade de San Diego, e alguns de comida espanhola.
E para quem gosta de eventos gastronômicos, janeiro é o mês dos restaurantes em todo o estado da Califórnia, chamado de California Restaurant Month, o evento atrai milhares de turistas e amantes da gastronomia para 36 cidades que participam do festival, incluindo San Diego. Mais de 180 restaurantes participam da San Diego Restaurant Week, com menus a preços fixos e acessíveis, tanto no almoço como no jantar. O destaque vai para pratos elaborados à base de peixes e frutos do mar, algo já bastante consumido na cidade.
A Califórnia é o maior produtor de vinho do país, chegando a produzir 90% da bebida, também lança tendências saudáveis e gastronômicas como o cultivo de alimentos orgânicos e a valorização de pequenos produtores locais.