No geral, a cena gastronômica norte-americana é bastante variada nos grandes centros. Washington é uma dessas cidades que tem de tudo um pouco e atende a todos os tipos de gostos e bolsos. Como a capital dos Estados Unidos é um centro que reúne organizações internacionais e mais de 100 embaixadas de diversos países, é um local fácil de encontrar especialidades gastronômicas do mundo inteiro e de todos os preços.
Para sair um pouco dos clássicos fast foods, como hambúrgueres e hot dogs, você pode se aventurar nos sabores de cozinhas que dificilmente encontramos no Brasil. A culinária salvadorenha é um grande destaque na cidade, com as famosas pupusas de Columbia Heights. Trata-se de uma tortilla grossa feita de milho, que pode ser recheada com queijo, carne de porco ou feijões, e são acompanhadas por salada de repolho azeda e molho de tomate.
Outra culinária bastante atraente que você encontra em Washington é a etíope. Geralmente os pratos contêm carnes picantes refogadas, legumes e um pão típico chamado “injera”. A refeição é feita com as mãos, usando a injera como único utensílio para pegar a comida. É uma experiência bastante diferente para os brasileiros. No bairro de Shaw, que inclui a Little Ethiopia, é onde estão concentrados os restaurantes de culinária etíope.
Já a cozinha local não é muito expressiva, porém, há um prato bastante típico chamado “half-smoke”, que leva carne bovina e salsichas de porco defumadas. São servidas em um pão de cachorro-quente e cobertas com ervas, cebola e molho chili. Geralmente você encontra esse lanche em food trucks, especialmente no National Mall. Outra iguaria norte-americana encontrada em Washington e que já conhecemos bastante é o cupcake. É comum ver cupcakerias com filas que ultrapassam o quarteirão! Na verdade, em qualquer café você encontra o bolinho doce mais amado do país.
Se você prometeu se permitir uma refeição de alta gastronomia pelo menos um dia, saiba que a maior parte dos restaurantes sofisticados se encontram em West End, East End, Georgetown e Dupont Circle, região onde se encontram políticos, executivos, mas também muitos turistas, já que é a área onde estão os pontos turísticos.
Já para encontrar o melhor do fast food, basta dar uma voltinha por Penn Quarter, onde estão famosas redes de lanchonetes americanas. E quando sentir que precisa de algo mais nutritivo, uma visita ao Eastern Market vai te revigorar com as dezenas de opções de alimentos frescos e outros produtos artesanais. Uma outra forma de fazer uma refeição mais saudável é nos restaurantes dos diversos museus, que geralmente oferecem pratos mais elaborados.