Mesmo que a culinária finlandesa não seja uma das mais badaladas do mundo, o país é bem apaixonado pela sua comida e não mede esforços para celebrar isso durante festivais periódicos que atraem milhares de turistas. Quando estiver em Helsinque, o viajante não encontrará dificuldades em achar as especialidades mais aclamadas do globo, como a italiana e a francesa, mas a dica é aproveitar mesmo os clássicos nacionais para fazer uma verdadeira imersão local. Difícil mesmo será pronunciar os nomes das iguarias, mas após passar por essa provação, o sabor promete não decepcionar!
As Karjalanpiirakkas são uma dessas comidas icônicas que todo mundo que for à Finlândia deve experimentar! Também chamadas de tortas de Karelia, essas iguarias consistem em ser uma massa feita com farinha de centeio que leva recheio de batatas, arroz e cenoura. Uma curiosidade referente ao prato é sobre o local da sua origem, a província oriental de Karelia. Foi lá que nasceu a Kalevala, o épico poema do século 19 que se tornou essencial para a identidade nacional finlandesa.
Já os Kalakukkos são similares às Karjalanpiirakkas, mas apresentam tamanho maior e recheio de peixe. A versão mais tradicional da iguaria leva o muikku, um peixe arenque que pode ser encontrado na Finlândia Oriental. Durante muito tempo, os Kalakukkos foram considerados um almoço completo, pois a torta continha em seu interior tudo o que uma pessoa precisava para se manter alimentada.
Verdadeiras paixões nacionais, as Grillimakkaras são grandes e grossas salsichas que caracterizam bem os momentos em família e com amigos. Isso porque, sempre que se reúnem, os finlandeses grelham essas salsichas e as servem junto com mostardas, de preferência acompanhadas por uma cerveja. É uma comida que aparece nos menus finlandeses tanto durante o verão, quando os churrascos ao ar livre são mais comuns, como durante o inverno, em torno de fogueiras em casas de campo.
O pão de centeio finlandês, chamado de Ruisleipa, é também bastante tradicional por lá. Esse item essencial nas mesas de Helsinque tem diversas variedades, mas a mais tradicional é a Reikaleipa, que em tradução literal significa “pão com um buraco”. É bastante denso e pesado, mas um dos mais amados pelos finlandeses, que não abrem mão dele nas mais diversas situações. A Nakkileipa é a versão snack do pão, que mais se assemelha a uma torrada. Nesse caso, os finlandeses costumam comer em cafés da manhã junto a manteigas, queijos e outros acompanhamentos; no almoço para acompanhar as sopas; e também em jantares como um lanche.
Quando o assunto é queijo, o Leipajuusto é unanimidade. Também chamado de pão de queijo, não confunda a iguaria finlandesa com a de origem brasileira, mais precisamente de Minas Gerais. Nesse caso, a comida mais se parece a uma quesadilha feita com um queijo leve, geralmente produzido a partir do leite de vaca (mas podem também existir versões a partir do leite de cabra e de rena). Durante seu preparo, o leite é primeiramente coalhado para depois ser assado dentro de uma forma de torta. Após pronta, a iguaria é cortada em fatias e consumida com uma geleia tradicional por cima.
E por falar em renas, a sua carne é bastante apreciada por toda a Finlândia durante as quatro estações do ano. Chamados de Poronkaristys, esses animais podem ser encontrados em abundância na província da Lapônia, situada no norte do país, e são famosos por apresentarem uma carne magra extremamente saudável que é rica em B-12, Omega-3 e Omega-6. A carne de rena geralmente é servida com purê de batatas e pode ser encontrada em praticamente todos os restaurantes de Helsinque.