Marselha é a segunda maior cidade da França, perdendo somente para Paris, e também a cidade mais antiga do país, com mais de 2.600 anos. E falando em Paris, esqueça as comparações com a capital francesa pois as duas são completamente diferentes. Marselha é uma cidade litorânea, banhada pelo Mar Mediterrâneo, e que apesar de estar na França e ser até uma cidade bem francesa, é ao mesmo tempo cosmopolita, com influência de diversos povos que ali um dia habitaram como os italianos, os árabes e os africanos.
Marselha possui 14 portos distribuídos em menos de 60 quilômetros de costa. Marselha faz mais o estilo das cidades banhadas pelo Mar Mediterrâneo, com um verão disputado e que ferve de gente, e onde todos convivem pacificamente. Em uma mesma praia por exemplo você pode encontrar uma mulher fazendo topless e outra mulher ao lado usando um burkini (um traje de banho utilizado por algumas mulheres árabes na praia que cobre todo o corpo).
E para quem gosta de dias ensolarados, em Marselha a probabilidade de pegar um dia de sol é bem grande, afinal a cidade conta com uma média de 300 dias de sol por ano. Seja para quem gosta de praias ou para quem quer conhecer mais a história da cidade, Marselha pode surpreender muito.
Comece a viagem pelo Vieux Port ou Porto Velho, local onde quase tudo acontece, repleto de lugares legais para sair. Porto Velho é onde tudo começou, é um cartão postal da cidade e onde navios ficam ancorados há quase três milênios. Não faltam opções de cafés e restaurantes para um almoço ou jantar, muitos deles com mesas dispostas de frente para a área portuária. Uma pequena parte do porto foi reformada em 2013, incluindo a instalação de uma grande cobertura de aço espelhada que acabou tornando-se um point para fotografias.
A Catedral de Notre Dame de la Garde, além de ser um dos principais pontos turísticos da cidade, também rende uma bela vista panorâmica da costa de Marselha. A cúpula da capela é o ponto mais alto da cidade e fica em uma colina que oferece vistas panorâmicas de 360 graus tanto da costa, como da cidade.
Le Panier é o bairro mais antigo de Marselha, autêntico e tem se tornado cada vez mais turístico nos últimos anos. Com ruelas íngremes, edifícios antigos e charmosas praças, o bairro vem passando por reformas e vem recebendo novos empreendimentos culturais. O bairro é tradicionalmente o primeiro local da chegada dos imigrantes em Marselha. Caminhe pelas ruas, fotografe muito e depois pare para comer em um dos diversos restaurantes que completam o belo cenário do bairro.
Um dos passeios mais procurados em Marselha é conhecer o Château D’If, ou Castelo de If, em português. O passeio consiste basicamente em visitar um castelo que fica na Ilha de If, no meio do Mar Mediterrâneo. Diversas lendas fazem parte da história do castelo, mas originalmente ele foi construído para ser uma prisão. Os tours para o castelo partem de Vieux Port e várias empresas vendem o passeio. Esse tour também pode ser combinado com uma visita ao Arquipélago de Frioul, um conjunto de quatro pequenas ilhas, com várias praias de águas cristalinas em tons que variam entre o verde e o azul turquesa.
E falando em praias, as Plages du Prado são as praias que ficam ao sul de Marselha, com fácil acesso e um mar lindo. A praia é bastante frequentada por moradores, mas durante os meses de verão a maioria ali fica por conta dos turistas. Há muitos restaurantes na região que é um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol enquanto estiver na cidade.
Em Marselha você pode aproveitar a viagem para fazer uma aula de culinária e se sentir um chef francês por algumas horas, ou então fazer algum passeio gastronômico incluindo uma caminhada pelo centro da cidade com paradas em mercados e restaurantes tradicionais. Na linha dos mercados gastronômicos, há um tradicional Mercado de Peixes que fica na região de Vieux Port. O mercado abre diariamente, no período da manhã, e oferece sempre peixes e frutos do mar frescos e com bons preços. Há uma grande variedade de pescados, não podendo deixar de faltar os peixes que fazem parte da receita da bouillabaisse, a famosa sopa de peixe de Marselha.