Nice tem ruas animadas e muito agradáveis, um verdadeiro convite para longos passeios. A partir do centro antigo, aproveite para observar a arquitetura e conhecer os pontos culturais como o museu dedicado à obra de Henri Matisse, que morreu na cidade após escolhê-la para morar por quatro décadas. Igualmente interessante é um outro museu, desta vez dedicado a Marc Chagall.
Grande parte das atrações da cidade se reúnem no entorno do célebre calçadão, Promenade des Anglais, onde boa parte da beleza de Nice pode ser encontrada, seja no visual da Baía dos Anjos, nas pessoas ou nos estabelecimentos.
Enquanto turistas contemplam tudo isso, a Cidade Velha também os aguarda em suas ruas estreitas que formam um labirinto de casas, bistrôs, lojinhas e restaurantes. Não deixe de visitar a feira de Cours Saleya. Não deixe de conhecer a Basílica de Notre Dame, a maior igreja de Nice e uma das mais antigas estruturas religiosas francesas. O teatro L’Opera também encanta por sua arquitetura e decoração, assim como o luxuoso Palais Lascaris, do século 17.
É impossível deixar a cidade sem uma parada no Le Parc de La Colline du Château de Nice, construído no século 11. A subida até o topo pode ser via carro, elevador ou escada, mas todo e qualquer esforço compensa pela vista deslumbrante que se tem lá de cima.
Na hora das compras, recorra a Rue Massena, onde há lojas de roupas e perfumes, além de centros comerciais onde há muito o que se ver e gastar. Na busca por grifes e souvenirs, o ideal é a Avenida Jean-Medecin, situado na Colina de Cimiez. Mas um dos grandes triunfos de Nice são os mercados de rua, como o das flores, de verduras e de antiguidades.