A cidade dourada como é conhecida, está localizada no deserto do Thar, estado do Rajastão, Índia. Jaisalmer é um dos principais destinos turísticos da região e fica próxima da fronteira com o Paquistão. Possui uma população de aproximadamente 80 mil habitantes e ganhou o apelido de cidade dourada devido às construções da cidade serem feitas de arenito amarelo, um material de cor dourada, que óbvio fez com que todas as construções de Jaisalmer ficassem com essa tonalidade. Olhando de longe parece até que a cidade foi construída com ouro, se misturando com as cores da areia do deserto resulta em uma paisagem única.
Distante 560 km de Jaipur (capital do Rajastão) e 865 km da capital da Índia (Nova Deli), a cidade já foi muito utilizada no passado como rota de comércio entre a Índia e o Paquistão devido a sua localização ser próxima da fronteira, mas desde a independência da Índia essa rota de comércio que incluía Jaisalmer já não existe mais, o que existe hoje em dia é um importante destino turístico do Rajastão.
Um dos destaques de Jaisalmer é o forte da cidade, considerado um dos maiores do mundo, ainda serve de moradia para parte da população local e atrai turistas do mundo todo. Além de moradia, dentro do forte há comércio como hotéis, museus, restaurantes e lojas, tudo cercado por várias ruelas e na cor dourada, chegando a ser fácil se perder lá dentro, o que aliás não é um problema e sim motivo para diversão. Passear de camelo pelas areias do deserto é outro programa que tem que ser feito, de preferência no horário do pôr do sol. Há também jantar no meio do deserto, um ótimo complemento para o passeio de camelo. O Gadi Sagar Lake é um reservatório de água que serve para abrigar água da chuva e utilizá-la na época da escassez, afinal essa é uma região de deserto, onde quase não chove e a falta de água é um problema. Devido à importância desse reservatório, dentro e ao redor foram construídos belos e pequenos templos, fica próximo ao forte de Jaisalmer.
Jaisalmer fica bem distante de outras principais cidades da Índia (a viagem de trem por exemplo demora cerca de 18 horas), e não há aeroporto, mas uma vez lá, valerá todo o esforço!