Assim como outras cidades indianas, Mumbai é um tanto quanto caótica, barulhenta e movimentada. Os ônibus são a opção mais barata para se locomover, mas não são a melhor coisa do mundo, até porque ficam lotados e abafados. Entre as opções, há ainda os trens elétricos, os ricksaws (triciclos motorizados), aluguel de carro com motorista e táxis, que utilizam o taxímetro na hora da corrida.
Mesmo com sua bagunça, encanta os turistas com suas construções exuberantes como o monumento Gateway, em Colaba, um arco triunfal que serve como ponto de partida para os turistas. Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a a estação Chhatrapati Shivaji é um belo exemplo de arquitetura neogótica, tornando-se atração turística.
Os edifícios coloniais, nem sempre preservados, permeiam entre as ruas, assim como se vê no belo Museu Príncipe de Gales, que pelo nome, nota-se a grande influência britânica em território indiano. O Museu Mani Bhavan Gandhi é para obrigatória. A casa é pequena, mas tem grande valor histórico, já que foi ali onde Mahatma Gandhi passou uma parte de sua vida, portanto está repleta de memórias do líder pacifista, incluindo uma carta enviada a Adolf Hitler.
Entre instituições financeiras e empresas multinacionais, especialmente na região de Nariman Point, os edifícios de Horniman Circle trazem à tona enormes jardins, onde dá para escapar do caos diário. O Parque Nacional também preza pelo sossego e reúne antigas cavernas budistas, esculpidas em rochas vulcânicas.
Na região de Dharavi está a maior favela da Ásia, revelada no filme “Quem Quer Ser um Milionário”. O passeio, guiado por estudantes, geralmente inclui uma viagem a maior lavanderia a céu aberto do mundo, a Dhobi Ghat de Mahalaxmi, já vista em muitos documentários, filmes e fotografias.
É indispensável uma passada pelo Hindi, conhecido como Bollywood, onde se concentra a indústria cinematográfica e televisiva. Para conferir algumas produções próprias, confira a programação do Cinema Eros e descubra o que esta região tem de tão especial.
Na hora das compras, recorra aos bairros de Colaba, Chor Bazaar e ao mercado Crawford, onde há dezenas de comércios de rua, lojas e bazares.
O bairro Bandra tem ganhado notoriedade pela vida noturna animada, assim como Colaba e Juhu, onde também há boas opções gastronômicas, seja da Índia ou do restante do globo.