Dempassar é a capital da ilha de Bali, na Indonésia, onde está localizado o aeroporto Internacional Ngurah Rai no sul da ilha, por onde todos desembarcam desde que viajando de avião para Bali. Antes de partir rumo ao hotel, cuidado ao sair do aeroporto pois há muita gente oferecendo diversos tipos de transporte para toda parte da ilha e os preços podem variar por exemplo de US$ 10,00 à U$ 100,00 para um mesmo lugar, nessa hora vale a pena ter paciência e barganhar ao máximo.
Kuta é outro distrito de Bali, onde está o agito e as baladas. Há uma praia de areia escura (mar idem), hotéis, restaurantes e lojas. Muitas pessoas costumam chegar em Kuta para passar ao menos uma noite, e uma noite em Kuta é o suficiente, pois a ilha tem muito mais a oferecer. É no seu interior que está a verdadeira magia de Bali: demonstrações de fé espalhadas pelas ruas através de cestinhas feitas artesanalmente com oferendas dentro, danças típicas com balinesas maquiadas vestindo roupas coloridas, quilômetros de magníficos campos de arroz, templos, a floresta dos macacos (onde todo cuidado é pouco, pois eles costumam pegar óculos e bonés e só devolvem em troca de comida), vulcões, spa para fazer uma massagem balinesa que pode ser oferecida inclusive nas praias. Falando em praia, Bali é um destino muito procurado por surfistas do mundo inteiro devido à qualidade das ondas. Para surfar, as melhores praias ficam no sul da ilha, Uluwatu e Padang são as mais concorridas.
Para quem gosta de compras Bali também pode ser O lugar. Quem quiser comprar de tudo um pouco, de preferência acorde cedo (quanto mais cedo mais tranquilo) e vá ao Mercado Sukawati, onde há cangas, lembranças de viagem, objetos de decoração, só não se assuste com os preços, pois lá tudo é muito barato. Quem gosta de prata, o lugar para comprar as melhores chama-se Celuk. Já para comprar artigos feitos em madeira, Ubud pode ser uma boa opção, centro artístico de Bali e templo de hospitalidade, Ubud é na verdade uma ótima opção não somente para compras, mas para ficar se possível um mês conhecendo com calma a cultura balinesa. Para isso, não é necessário muito, o aluguel de um quarto e uma bicicleta são suficientes para sair descobrindo os encantos dessa ilha que além de ser dos deuses, é puro encanto!
Como chegar
Dempassar é a capital da ilha de Bali, na Indonésia, onde fica o Aeroporto Internacional Ngurah Rai, ao sul da ilha. É por aqui que todos embarcam e desembarcam quando viajam a Bali. E Bali não fica perto do Brasil, muito pelo contrário, Bali está praticamente do outro lado do mundo e para viajar até lá é necessário enfrentar no mínimo 26 ou 27 horas entre voos e conexões. Não há voos diretos do Brasil e por enquanto, somente a Emirates e a Qatar oferecem a opção de voar até Bali fazendo somente uma conexão, em Dubai ou em Doha. Várias outras cias aéreas oferecem passagens para Bali ou Dempassar, porém fazendo duas conexões, como é o caso da Air France, KLM, Turkish Airlines, British Airways e Lufthansa. É uma viagem cansativa, mas que vale muito a pena. Se você estiver viajando pela Ásia, a cia aérea Air Asia oferece voos até Bali por ótimas tarifas.
E ao desembarcar em Dempassar, a saída do aeroporto costuma ser um pouco tumultuada. Muita gente tenta oferecer transporte ao hotel e chegam a ser bem insistentes, é uma verdadeira muvuca de turistas chegando e de motoristas oferecendo transporte. Os preços podem variar muito para um mesmo lugar, muito mesmo, então é necessário barganhar bastante pra conseguir o melhor preço ou então ir direto ao balcão oficial de táxis que disponibiliza o serviço de transporte com tarifas fixas. O aeroporto está localizado a cerca de 13 quilômetros ao sul de Dempassar, mas Bali é uma ilha bem grande, então dependendo de onde seja seu destino final, a tarifa do táxi será bem mais cara ou mais barata.
Para viajar a Bali é necessário ter o Certificado Internacional da Vacina contra Febre Amarela, passaporte com validade de 6 meses, comprovante de passagem de volta e o visto que é obtido no momento da chegada no aeroporto, após pagamento de uma taxa.
Vida noturna
A vida noturna mais agitada em Bali, próxima de Dempassar, fica na região da praia de Kuta, um pouco mais ao sul de Dempassar. A praia em si não é das melhores, não que seja feia, mas não tem nada demais, difícil alguém viajar até Bali para conhecer apenas a praia de Kuta, mas em compensação a vida noturna ali é bem animada. Em Kuta há todo tipo de infraestrutura necessária para um turista, aliás é tanta coisa, tanto comércio, que passa longe da ideia que temos de Bali sendo uma ilha paradisíaca, porém é um lugar com diversas opções de restaurantes, bares e casas noturnas. Tudo sempre cheio de gente.
E com isso, por muitos anos ninguém mais queria saber de sair à noite em Kuta, não tinha mais clima para isso. Mas faz alguns anos que Kuta acabou se recuperando da tragédia, vários estabelecimentos surgiram a todo vapor e a vida noturna voltou a ficar animada. O Bounty Club é uma casa noturna de três andares bem popular onde rola muita música eletrônica, ali vale de tudo.
Já, para quem prefere lugares mais refinados e caros, na praia de Seminyak concentram-se alguns bares, casas noturnas e beach clubs frequentados por pessoas com maior poder aquisitivo porque os preços das bebidas e comidas normalmente fogem um pouco do padrão da ilha, são muito mais caros, mas hoje em dia, as baladas mais na moda, estão em Seminyak.