Depois de comprar passagens, reservar hospedagem e fazer as malas, chega aquele momento em que você se pergunta: o que fazer em Londres? A principal dificuldade na hora de decidir onde ir na cidade é justamente a grande gama de opções de coisas para fazer por lá.
Para começar, qualquer viajante sabe que uma viagem a Londres não é completa sem visitar os principais pontos turísticos, que são um cartão-postal para a cidade. Por isso mesmo, a melhor dica para quem estiver indo visitar a capital inglesa é reservar o primeiro dia para conhecer estas principais atrações locais. São aqueles lugares que você já reconhece de tanto ver fotos, mas que são sempre mais impressionantes ao vivo!
Já pensou em começar pelo Palácio de Westminster? Considerado como patrimônio mundial pela Unesco, o palácio é sede das duas câmaras do parlamento do Reino Unido (a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns). A maior parte da construção data do século 19, incluindo o famoso Big Ben. Ao contrário do que muita gente acredita, o nome não se refere ao relógio, nem mesmo à torre em que ele está localizado (esta é conhecida como Elizabeth Tower), mas sim ao sino que fica sobre a construção, instalado no local em 1859.
Outro palácio que merece uma visita é o Palácio de Buckingham, residência oficial da família real. Embora as salas internas do palácio só possam ser visitadas durante o verão europeu (e ainda assim apenas uma pequena parte delas), quem vai à Londres não pode perder a cerimônia da troca da guarda, que acontece no pátio de entrada do palácio, sempre às 11h30 durante os meses de abril a julho - em outras épocas do ano, a cerimônia acontece em dias alternados. Se assistir ao espetáculo estiver nos seus planos, prepare-se para chegar com cerca de uma hora de antecedência. Para terminar o passeio, a dica é seguir para o charmoso Hyde Park, localizado a apenas um quilômetro de distância dali, ou aproveitar algum tempo no St. James's Park, considerado o mais antigo dos parques reais.
Não deixe também de aproveitar a estadia na cidade para dar um passeio na London Eye, a roda-gigante que possui uma das vistas mais bonitas de Londres. Localizada às margens do rio Tâmisa, ela já foi considerada a maior roda-gigante do mundo, com 135 metros de altura. Construída para celebrar a passagem do milênio, a London Eye deveria ser destruída cinco anos depois, mas todos se afeiçoaram tanto à construção que ela permanece na cidade até hoje. Graças à vista privilegiada, que rende fotos incríveis, ela é uma das atrações mais queridinhas dos turistas.
Outro lugar que mora no coração dos visitantes é a Torre de Londres, também às margens do Tâmisa. Fundada no século 2, se trata de um castelo composto por diversos edifícios. Ela já serviu como residência real, prisão e acumulou muitas outras funções ao longo dos anos. Apesar do nome, o castelo não possui apenas uma torre, mas sim 20. A dica para quem quer conhecer o espaço é realizar um tour guiado para descobrir mais da história da construção e entender a sua importância.
Cumprido o roteiro básico com as principais atrações, chega novamente a dúvida sobre o que fazer em Londres. Uma boa opção para continuar conhecendo a cidade é se programar para visitar as famosas feiras londrinas. O Borough Market, por exemplo, é o mercado de comidas mais antigo da cidade, existindo há mais de mil anos. Com uma pegada de slow food, ele funciona de quarta a sábado aberto ao público com todos os expositores e segundas e terças-feiras fica aberto com funcionamento limitado. Por lá, é possível encontrar comidas de diversas partes do mundo, bem como comprar alimentos para consumir em casa. Quem busca mercados mais alternativos poderá curtir o Camden Market ou o Broadway Market, também bastante visitados por moradores e turistas na cidade.
Próxima parada: arte. Londres é um prato cheio nesse sentido. Uma dica é começar o roteiro artístico com uma visita à National Gallery, um museu localizado na Trafalgar Square, que abriga mais de 2 mil pinturas. Com entrada gratuita, ele é também considerado um dos mais visitados do mundo.
Outros bons museus a serem incluídos no roteiro são os do grupo Tate, cujo principal expoente é o Tate Modern, dedicado à arte moderna e contemporânea. Outros espaços interessantes para quem visita a cidade são o The British Museum, o Victoria and Albert Museum e o Natural History Museum. Além destes, uma boa pedida pode ser visitar o museu de cera Madame Tussauds, que resguarda a maior coleção de figuras de celebridades do mundo.
Entre uma atração e outra, não deixe de conhecer outro cartão-postal de Londres: os ônibus de dois andares que realizam o transporte na cidade. Com sorte, você pode conseguir um lugar no segundo andar do ônibus e ver todas as atrações de cima.