Positano está situada na região da Campânia, na Itália, e faz parte da célebre Costa Amalfitana. No passado, a região foi riquíssima devido à grande vocação marítima. Atualmente, a cidade sustenta-se como um cobiçado destino turístico, com boas opções de hospedagem e comércio local para atender aos milhares de turistas que a visitam todos os anos.
Em seus tempos áureos, Positano desempenhou um intenso papel no comércio internacional. Mesmo enfrentando diversas invasões, a cidade prosperou e ainda ficou famosa por ostentar uma forte parceria com o Oriente nos séculos XVI e XVII. Nesse período, palácios impressionantes foram construídos e, atualmente, muitos deles abrigam hotéis de luxo.
Na década de 1950, a cidade foi frequentada pelos ricos e rebeldes da dolce vita italiana. O diretor e produtor de cinema Franco Zeffirelli manteve, durante 35 anos, uma residência na cidade, que se converteu em ponto de encontro de artistas. Muitos famosos passaram por ali, os músicos Keith Richards e Mick Jagger, da banda The Rolling Stones, compuseram a música Midnight Rambler (1969) durante uma estadia na comuna italiana.
Hoje, Positano é um destino quase obrigatório na Itália, por suas belas e intricadas paisagens e atraente atmosfera. Assim como em praticamente todas as comunas da Costa Amalfitana, as construções de Positano se empilham em íngremes encostas e suas áreas abertas são intensivamente cultivadas com frutas e legumes que florescem em solo vulcânico fértil.
As regiões mais próximas às praias escuras e de cascalho são apenas para pedestres. A paisagem é completa por falésias que parecem tentar mergulhar no mar. As praias são administradas por alguns estabelecimentos locais, que alugam barracas e cadeiras. É mais próximo as praias que também rola o agito turístico e onde ficam muitos restaurantes e lojas, a maioria delas de roupas femininas de alto verão.
Se o turista busca algo além de compras, comida e momentos de relaxamento, Positano tem muitos pontos históricos e com muitas lendas, com várias igrejas interessantes, com destaque para a Santa Maria Assunta. A cidade também é conhecida pela sua fama ligada à cultura do balé, atraindo convidados ilustres para as suas apresentações.
Positano consiste sobretudo de hotéis e moradias espalhadas em torno de uma curva de íngremes acima do mar. Consequentemente, quase todas as acomodações da cidade possuem uma vista deslumbrante. Esse tipo de geografia, porém, significa que há muitos degraus de escada a serem vencidos. Se o turista não quiser ou puder enfrentá-las, a alternativa é ficar em um hotel ou pousada em cidades vizinhas.
É importante registrar que a cidade não é um dos destinos mais baratos para se hospedar. Os restaurantes e lojas também costumam ser caros. O período mais cobiçado pelos turistas se estende aproximadamente de junho até o final de setembro. A cidade apresenta boas e agradáveis opções fora desse período, embora os serviços de ônibus e ferryboat sejam reduzidos. Se o viajante prefere algo mais sossegado, longe de multidões, os meses de outubro e novembro também são bons para visitar a cidade.