Sorrento é uma pequena cidade, com menos de 20 mil habitantes que serve de base para conhecer várias outras cidadezinhas na região da Costa Amalfitana, um trecho de 60 km, no litoral sul da Itália. A Ilha de Capri por exemplo fica a apenas 20 minutos de ferry. O aeroporto mais próximo fica na cidade de Nápoles, a aproximadamente 50 km de distância. A vizinha famosa, Positano fica a apenas 18 km. Desde a época do domínio do Império Romano, Sorrento já servia de balneário de verão, por isso palácios e vilas foram erguidos, para agradar a alta sociedade.
A cidade foi construída no alto de um penhasco, assim as praias ficam embaixo, e de cima só “resta” uma linda vista para o mar Tirreno. Sorrento não tem uma mega atração turística, nesse caso a cidade toda serve como atração.
O centro histórico de Sorrento é pequeno, com ruas estreitas e fechadas para carros e com muitas lojas de souvenirs e artesanatos como telas e cerâmicas. Bares, restaurantes e sorveterias também fazem parte do cenário, muitas vendinhas com pequenos fabricantes de limoncello, o licor de limão típico do sul da Itália, espalhando um aroma de limão e decorando as ruas da cidade. No final do dia costuma ficar bem cheio de gente transitando para lá e pra cá.
A Piazza Tasso é a praça mais famosa de Sorrento, é um ponto de encontro de turistas e moradores, cercada de comércio. Ainda na região central, pare para admirar a Catedral e a Basílica de Sant’Antonino e o que restou dos antigos muros que protegiam a cidade. A Marina Grande é o local de onde saem os barcos para Ilha de Capri, mas vale a pena ir até lá somente para conhecer o lugar que é repleto de barcos com um fundo azul, seja no céu ou no mar. A Villa Comunale é um ótimo local para apreciar o sol se pôr, serve como um mirante da cidade. Em um dia de sol, é possível ver o vulcão Vesúvio bem na frente de Sorrento, e um pouco mais distante, a cidade de Nápoles.
Sorrento é um ótimo ponto de partida para iniciar um roteiro pela Costa Amalfitana.