A deslumbrante cidade dos canais, localizada na região do Vêneto, é um dos tesouros que a Itália guarda para surpreender seus visitantes. Veneza fica em um grupo de mais de 100 pequenas ilhas, todas interligadas por canais e pontes. O município já foi até mesmo declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, devido à sua história, arte e configuração únicas.
Na área insular não circulam carros, mas nem por isso o transporte público será comprometido. Os barcos conhecidos como vaporetto fazem o trajeto pelo principal canal e transportam moradores e turistas pelas “ruas aquáticas” da cidade. Ao lado deles não podem faltar as famosas gôndolas, com as quais são feitos os passeios mais românticos e especiais de Veneza. A verdade é que romantismo está em todos os cantos deste lugar que parece exalar amor.
"La Dominante", "Serenissima", "Rainha do Adriático", "Cidade da Água", "Cidade Flutuante" e "Cidade dos Canais". Estes são apenas alguns dos apelidos desta que é uma das 30 áreas urbanas mais visitadas do mundo. Além deste título de peso, Veneza também pode se orgulhar de ser um dos 10 destinos mais procurados de toda a Europa.
Não é preciso muito esforço para conhecer a região. Caminhar entre os canais oferece uma sensação única de estar em uma área repleta de arte, história e cultura. Tomar um café na Praça San Marco é quase um convite a largar tudo e ficar em Veneza para sempre, mas essa não é a única atividade que encanta os turistas que visitam a cidade.
Nenhum roteiro fica completo sem uma passagem pela famosa Ponte Rialto, a mais charmosa entre as cerca de 400 pontes espalhadas pela região. Além disso, sua arquitetura única faz de Veneza um verdadeiro museu a céu aberto. Cada esquina parece resguardar uma nova surpresa, que enche os olhos dos visitantes.
Com um clima agradável, que não chega a ser muito frio no inverno, nem muito quente no verão, a cidade é perfeita para ser visitada em praticamente qualquer época do ano. Apesar disso, esse paraíso pode desaparecer no futuro. O alarme foi dado há anos pelos cientistas, que estimam que a alta do nível do mar poderá fazer com que o destino afunde nos próximos 100 anos.
O alerta é triste, mas muito já está sendo feito para que este desaparecimento não se concretize e a cidade continue com todas as suas belezas preservadas por muito tempo ainda. De qualquer forma, é bom aproveitar o destino enquanto ainda podemos. Pronto para o embarque?
Como chegar
Quem pesquisa como chegar em Veneza logo percebe que não há voos diretos que liguem o Brasil à cidade italiana. Mesmo assim, há uma boa conexão aérea entre Veneza e as principais capitais europeias. Graças a isso, não será preciso mais do que uma escala para chegar ao seu destino.
Para quem já estiver na Europa, a chegada a Veneza será ainda mais simples. Há voos de e para diversas cidades da Itália, França, Espanha, Inglaterra, Grécia, Alemanha e muitos outros países. A chegada normalmente será feita pelo Aeroporto Internacional Marco Polo, localizado em Tessera, a cerca de 10 km de Veneza. Fique atento, pois companhias aéreas low cost podem comercializar também voos com destino ao Aeroporto de Treviso, mais distante, como se fossem para Veneza.
A forma mais econômica de fazer o trajeto entre ambos aeroportos e a cidade é de ônibus, descendo na Estação Piazzale Roma. Para quem vem pelo Aeroporto Marco Polo e está hospedado próximo às estações da empresa Alilaguna, pode ser interessante fazer esse percurso de barco, chegando diretamente na área insular de Veneza. Se estiver disposto a esbanjar, um táxi aquático poderá deixar você ainda mais próximo de seu hotel. Este tipo de veículo pode circular por canais menores, por onde outros meios de transporte não passam.
Aqueles viajantes que incluem Veneza em um roteiro maior pela Europa também podem preferir chegar por via terrestre, seja de ônibus ou trem. Os ônibus costumam ser uma maneira econômica de viajar para quem vem de regiões mais próximas. Todos eles desembarcam na Estação Piazzale Roma, de onde será fácil conseguir um transporte até outras áreas da cidade. As viagens de trem costumam ser mais agradáveis, mas também apresentam um preço mais elevado. A Estação Santa Lucia é o ponto de chegada destes viajantes, que poderão ir de lá a qualquer parte usando os famosos vaporettos, os barquinhos que servem como transporte público em Veneza.
Vida noturna
Veneza não é reconhecida exatamente por suas qualidades noturnas. Pelo contrário, a cidade italiana é realmente mais requisitada à luz do dia, quando é possível ver centenas de turistas desbravando cada canto com seus olhares atentos e deslumbrados ao mesmo tempo. É à noite, porém, que ela ganha um charme especial, com suas construções refletidas nos canais e ruas semi-vazias. O momento é ideal para os amantes de fotografia, que podem capturar a verdadeira essência de Veneza sob a luz da Lua.
A Piazza San Marco é uma ótima parada ao anoitecer. Os muitos restaurantes da praça servem comidas ao som de uma pequena orquestra. Um destaque especial fica para o Café Florian, o mais antigo da região, estabelecido em 1720. Para sentir-se como um local, a dica é acompanhar a refeição com um Spritz, um aperitivo vêneto feito com vinho branco, água gaseificada, Aperol (ou Campari) e uma fatia de laranja.
Quem busca uma noite mais agitada também encontrará boas opções de bares e casas noturnas em Veneza. Nesse caso, a dica é ir para Campo Santa Margherita, em Dorsoduro, uma praça cercada de bares onde os universitários se reúnem ao cair da noite.
O teatro é também um dos fortes da região, que oferece boas opções para os amantes dessa arte. Ao todo, a cidade conta com três estabelecimentos do gênero: La Fenice, Goldoni e Malibran. O primeiro destes é o mais antigo e tradicional, sendo hoje famoso por suas óperas. Caso deseje ver alguma delas, é importante acompanhar a programação e tentar adquirir os ingressos com antecedência.
Os apaixonados por música clássica encontrarão ótimas opções de concertos nas igrejas da cidade. Um destaque fica para a Igreja de San Vidal, próxima à Ponte dell’Accademia, que oferece apresentações belíssimas e inspiradoras. Nesse caso, os ingressos podem tanto ser adquiridos com antecedência quanto comprados no momento do evento.