Naha é a capital e maior cidade da ilha de Okinawa, que fica ao sul do Japão, próxima de Taiwan e a menos de 3 horas de voo de Tokyo. Essa ilha tem cerca de 100 quilômetros de comprimento e como quase todas as ilhas, suas maiores atrações estão próximas do mar, é inclusive chamada pelos japoneses de Havaí do Japão.
O arquipélago é formado por aproximadamente 160 ilhas e é considerado um paraíso subtropical. A cidade de Naha tem mais de 300 mil habitantes e serve de base para explorar o restante da ilha de Okinawa, inclusive é em Naha que fica o único aeroporto da ilha.
Naha também é conhecida também pelos seus monumentos históricos e uma das principais atrações da cidade é o Castelo de Shuri, na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, teve sua estrutura original destruída durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi restaurado e é uma das construções mais importantes da ilha. Outra atração para conhecer é a rua de comércio Kokusai dori, onde há diversos restaurantes, bares, sorveterias e lojas de souvenirs, tudo distribuído em 1,6 quilômetros de extensão. Visitar o Mercado Público Makishi para comer peixe fresco, frutas, carnes e outros alimentos vendidos no local, bom para fazer uma refeição e conhecer outros tipos de alimentos e especiarias típicas da culinária de Okinawa. Apesar de ficar um pouco escondido, vale a pena encontrá-lo. Para ver artesanatos como cerâmicas, visite o Museu Municipal de Cerâmica Tsuboya de Naha.
A ilha é muito procurada como destino de praia, por casais em lua de mel, férias familiares e mergulhadores já que o fundo do mar é propício para mergulho devido à variedade de vida marinha. O melhor período para conhecer Naha é durante os meses de verão, de junho a setembro, pois as temperaturas estão mais altas e aproveita-se melhor a ilha e suas praias, apesar deste período coincidir também com a temporada de tufões, então vale a pena conferir bem a previsão do tempo antes de embarcar.
Naha já entrou na lista do site TripAdvisor entre os 10 melhores lugares para se conhecer do mundo, isso no ano de 2015, mas ainda está valendo a sugestão, afinal não deve ter mudado muita coisa nesses últimos 2 anos.