Sharicho é uma cidade situada na subprefeitura de Okhotsk, na ilha de Hokkaido, no Japão. A ilha de Hokkaido onde está a cidade é verdadeiramente um “outro Japão”. É a principal ilha ao norte do arquipélago. Vasto, esse território estava quase intacto até 150 anos atrás.
A cidade fica em uma das regiões mais remotas do Japão, em uma península cujas algumas partes só podem ser acessadas a pé ou de barco.
Sharicho é uma boa base para acesso a Península de Shiretoko, e o Parque Nacional que leva o mesmo nome. O local oferece uma impressionante experiência de interação entre o ecossistema marinho e terrestre. Da mesma maneira, apresenta para os aventureiros fauna e flora espetacular, amplamente influenciadas pela formação sazonal de gelo marinho.
A Península de Shiretoko tem uma particular importância devido à vasta variedade de espécies encontradas, que fazem a alegria dos turistas. O local é globalmente importante por abrigar pássaros marítimos e espécies migratórias, peixes, mamíferos marinhos, incluindo algumas espécies de cetáceos. O parque é conhecido por ser o habitat do urso pardo.
Não à toa, as atrações para quem viaja para Scharicho são as da Natureza. Do parque nacional também é possível ver o disputado território da ilha de Kunashir, ocupada pela Rússia, mas reivindicada pelo Japão. Outra atração é a cachoeira de água quente chamada Kamuiwakka-no-taki, o que significa a água dos deuses em Ainu.
Os famosos lagos do Parque Nacional, que é Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, também oferecem um bom passeio. São cinco lagos sem nome especifico, que ficam em uma espécie de região pantanosa. A vista é majestosa, principalmente no inverno, quando é possível ver placas enormes de bancos de gelo. A Shiretoko Goko é uma enorme passarela de madeira que leva até os lagos em um passeio que pode durar horas. Os esquilos e veados Yezo podem ser vistos nesses passeios, assim como ursos marrons.
Já a cachoeira Oshinkoshin foi selecionada como um dos oito mais belos locais de Shiretoko, tendo 80 metros de altura e 30 metros de largura. Sua principal característica é que a cachoeira é dividida em duas seções e também é conhecida como "Soubi-no-taki, “A beleza das cachoeiras gêmeas".
A Frepe Waterfall e a Oshin Koshin no Taki Falls são outras quedas d’águas que merecem ser visitas. A Road do Heaven (Estrada para o céu) é uma via longa e direta que permite uma visão incrível da região. Já a Oronko Rock merece ser escalada. Além de um fabuloso ao pôr do sol, a vista permite a contemplação de pássaros fazendo seus ninhos à beira do mar, voando de um lado para o outro na paisagem.