A capital da Malásia apresenta uma gastronomia que é uma mistura da culinária chinesa, indiana e tailandesa, ou seja, Kuala Lumpur é realmente um caldeirão de culturas e toda essa diversidade com certeza é refletida nos pratos encontrados nos mais diversos restaurantes espalhados pela cidade, desde os mais simples e tradicionais, até os mais refinados e com pratos internacionais. Os pratos costumam ter bastante temperos e um forte aroma, e o prato mais popular é o Nasi Lemak, que é basicamente servido de arroz com leite de coco, ovo cozido, pepino, amendoim, molho de pimenta, peixe, pasta de camarão e alho, mas é claro que existem variações do prato que é encontrado em praticamente todos os restaurantes, então é comum que em um lugar seja servido com alguns acompanhamentos diferentes de outros lugares. Outros pratos bem populares são aquela sopa de macarrão chamada de laksa, também servida de diferentes formas, tudo vai depender de onde provar a sopa, o peixe preparado na folha de bananeira, muito arroz, curry, pimentas e o chicken rice, sempre acompanhado de arroz. Em relação à carne, os malaios consomem bastante frango, peixe e pato.
Assim como em muitas outras cidades da Ásia, as comidas de rua são bem populares entre moradores e turistas. Para provar um prato típico e pagar pouco, experimente comer em uma barraquinha de rua na Jalan Alor, uma rua que fica no bairro de Butik Bintang, com várias opções de restaurantes e barraquinhas de comida. Essa rua é super turística, assim como todo o bairro e a noite enche de gente passeando e de olho nas barraquinhas antes de escolher em qual delas comer.
O Central Market é outro bom local para provar pratos típicos e diferentes. Esse mercado fica em Chinatown e vende além de comidas, artesanatos e outros produtos locais. São diversas barracas de comidas e mesmo que você não queira provar nada, é bom para conhecer comidas, frutas e verduras. Há uma praça de alimentação com restaurantes malaios e outra com restaurantes asiáticos, e do lado de fora do mercado tem mais restaurantes.
Já, para provar um prato mais sofisticado em um ambiente mais elegante, o Marini’s on 57 funciona como bar e um restaurante especializado em comida italiana, aí nesse caso você está escolhendo experimentar um prato mais conhecido, o que vale mais é o ambiente, inclusive a vista que o local proporciona da cidade, incluindo a visão das Petronas Towers. O Troika Sky Dining funciona como um complexo com 4 locais para comer e passar uma agradável noite, sendo um restaurante de comida francesa, italiana, mexicana e um bar de vinhos. Com uma vista incrível da cidade e das Petronas Towers, os restaurantes desse complexo não são baratos, mas são bem disputados.
Agora saindo desse clima mais sofisticado e nas alturas, o restaurante Pinchos Tapas Bar, localizado no bairro de Butik Bintang, como o próprio nome diz, serve tapas espanholas em um ambiente bem descontraído. Além das tapas, serve também a famosa paella espanhola. Outro restaurante em Butik Bintang no maior estilo bom e barato é o U-Village. Basicamente é especializado em culinária chinesa, mas tem de tudo um pouco.
Para quem gosta de provar novos pratos e sabores, uma viagem a Kuala Lumpur pode ser um prato cheio!