Águas cristalinas, incríveis resorts e muitos passeios marcam uma viagem a Cancún, um dos principais destinos para se conhecer o Caribe - e um dos mais econômicos. Localizada no estado de Quintana Roo, no México, a cidade também é um ponto de partida para quem busca conhecer mais sobre a antiga civilização maia e sua cultura ancestral.
Cancún começou a se tornar uma região procurada na década de 80, quando sua história como polo turístico surgiu. Na época, a ideia de verticalização estava em alta, o que fica claro pela enorme estrutura dos seus hotéis à beira-mar.
A rede hoteleira da cidade apresenta um ótimo preparo para receber turistas de diversas partes do mundo. De resorts all inclusive, localizados na chamada zona hoteleira, a hotéis menores na região central, sempre há alguma acomodação que se encaixe em seu estilo de viagem. Muitos dos hotéis têm entrada direta para a praia, o que significa que você não precisará sequer se preocupar com o transporte até a areia.
Outro ponto interessante é a facilidade para visitar as atrações nas proximidades de Cancún. Diariamente há tours para a zona arqueológica de Chichén Itzá, considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, e para as encantadoras ruínas de Tulum.
Se história não for o seu forte, os parques Xcaret, Xplor e Xel-Ha podem ser uma boa pedida para conhecer mais do destino. Eles oferecem atrações para toda a família, que vão desde atividades para crianças até visitas a áreas naturais, como incríveis cenotes.
Para curtir mais da exuberante natureza da região, as visitas a Cozumel e a Isla Mujeres são atrações que não podem faltar no roteiro. Os dois pontos também permitem realizar experiências de mergulho ou snorkel e observar a vida marinha de perto. Menos conhecida é a visita à praia de Akumal, onde os viajantes podem nadar com tartarugas.
Quando chegar a noite, o Boulevard Kukulcán é onde todos se reúnen. Por lá, restaurantes, bares e casas noturnas disputam a atenção dos turistas. A badalada Coco Bongo é garantia de diversão, com shows e atrações durante toda a noite. É também no local que se encontram muitas lojas de lembrancinhas e artesanato, perfeitas para comprar alguns presentes para amigos e familiares na volta para casa.
Por todos esses encantos, os brasileiros amam Cancún e seus exuberantes 22 quilômetros de praias de areias finas. Apesar disso, muitos também temem a temporada de furacões na cidade. Para evitar esse período, basta não viajar entre os meses de agosto e novembro.
Pronto para o embarque?
Encontre aqui sua hospedagem em Cancún com descontos exclusivos!
Como chegar
Há anos o México não exige mais visto para brasileiros que queiram conhecer o país. Com isso, Cancún vem sendo um destino cada vez mais procurado pelos nossos compatriotas. Embora tenha um dos aeroportos mais movimentados do Caribe, ainda não há voos diretos que ligam o Brasil a Cancún. Apesar disso, apenas uma escala separa as principais capitais brasileiras deste paraíso.
A opção mais rápida costuma ser voar com a Copa, que realiza conexão na Cidade do Panamá - a empresa ainda oferece a oportunidade de realizar um stop over gratuitamente. Para quem viaja com a Aeroméxico, a parada costuma ser na Cidade do México; na Latam, é possível realizar escala na Cidade do México, em Lima (Peru), e em outras capitais latino-americanas.
Em compensação, aqueles que voam com a Avianca devem parar em Bogotá, na Colômbia. Há ainda a possibilidade de fazer escalas nos Estados Unidos (voando pela American Airlines ou com a Delta), o que não costuma ser a melhor opção por aumentar o tempo de deslocamento.
Quem já estiver no México, pode voar entre a Cidade do México e Cancún pelas companhias Interjet, Volaris ou Viva Aerobus, que oferecem ótimos preços, com serviços de low cost. Para quem busca mais conforto, a Aeroméxico também opera este trecho. O trajeto de ônibus entre as duas cidades não é aconselhável, pois demora cerca de um dia e os preços costumam ser semelhantes aos ofertados pelas companhias aéreas mais econômicas.
Por último, é possível ir do aeroporto à zona hoteleira utilizando ônibus, lotações, transfers ou táxi. Uma dica é pegar um ônibus da empresa ADO até o centro da cidade e, de lá, ir à zona hoteleira. Embora mais caro, o táxi também é uma boa opção - nesse caso, contrate o seu na área de desembarque, onde os veículos oferecem preços fechados para os viajantes que chegam à cidade.
Vida noturna
A vida noturna em Cancún é famosa no mundo inteiro. Quer a sua escolha sejam as baladas do Boulevard Kukulcan ou apenas alguns bares e restaurantes, será difícil não aproveitar as atrações noturnas da cidade.
A diversão pode começar no próprio hotel. Afinal, muitos deles oferecem pacotes all inclusive. Depois de tomar os primeiros drinks por lá, é a vez de migrar para algum dos bares de Cancún. O mais conhecido deles é o Señor Frog’s, que conta com uma decoração divertida e copos enormes de cerveja. Bares como Hard Rock Café, James, Carlos’n Charlie’s e Fat Tuesday são também ótimas opções para curtir uma noite mais tranquila.
Em compensação, se a ideia for dançar e se divertir até o amanhecer, a dica é rumar para alguma das famosas baladas da cidade. Elas ficam localizadas praticamente lado a lado no quilômetro 9 do Boulevard Kukulcan, fazendo com que seja fácil escolher onde ir. Na mesma avenida também estão localizados diversos restaurantes e algumas das principais lojas de lembrancinhas.
A maioria das casas noturnas funciona em um esquema similar: com festas começando por volta da meia-noite, elas cobram um ingresso alto (geralmente em torno de US$ 60), mas oferecem bebida liberada. Entretanto, como muitas baladas geralmente ficam bastante lotadas, pode ser difícil chegar ao bar para pegar as bebidas, principalmente durante a alta temporada.
A Coco Bongo é sem dúvida a casa preferida dos viajantes e muitos chegam a colocá-la entre as melhores do mundo. Pouca gente sabe, mas Jim Carrey é um dos donos do empreendimento, que tem o mesmo nome da boate que aparece no filme “O Máscara”. O diferencial do Coco Bongo é que ele mistura uma balada tradicional com um verdadeiro espetáculo. No palco, diversas performances homenageiam artistas e filmes icônicos, que vão de Michael Jackson a Elvis Presley. Outras baladas bastante conhecidas em Cancún são: Mandala, Daddy’O, The City, La Vaquita e Congo.