Catmandu é a capital do Nepal, país asiático rodeado pelas maiores montanhas do mundo, as montanhas do Himalaia. O Nepal fica entre a Índia e a China, com quase 30 milhões de habitantes, sendo que cerca de um milhão vive em Catmandu.
A infraestrutura do país em geral é um pouco precária, mas é bem compensada por sua beleza. O trânsito em Catmandu é caótico e também há muita pobreza, mas de outro lado, é uma cidade charmosa e cheia de história, além de estar próxima do Vale de Catmandu, que se estendeu a cerca de uns 30 quilômetros e também possui riquezas suficientes pra fazer você ficar encantado com o local, recheado de monumentos históricos e protegidos pela Unesco.
Catmandu é a maior cidade do país, onde diariamente chegam turistas do mundo todo, mas a cidade funciona mais como a porta de entrada para quem deseja conhecer o restante do país. E com toda essa gente chegando e saindo todos os dias, Catmandu é uma cidade bem procurada por viajantes, que com certeza faz parte de um roteiro de viagem pelo Nepal, seja no início, no final, ou em ambos períodos. E fique feliz porque se hospedar em Catmandu é muito barato, muito mesmo, para os mochileiros um sonho gastar tão pouco com hotéis e para os mais exigentes em relação a serviços, de novo um sonho ficar em um hotel mais refinado pagando tão pouco.
- Thamel
O bairro Thamel é o bairro mais turístico, onde a maioria dos turistas se hospeda, afinal é ali que fica a maior parte dos hotéis, dos mais baratos aos mais caros. Thamel fica ao norte da Praça Durbar, a principal da cidade, e há uma boa oferta de bares e restaurantes, desde os mais tradicionais aos mais sofisticados, há um pouco de agito noturno, mesmo que não seja dos mais animados e mesmo que os estabelecimentos fechem cedo, agências de viagens, lojas de artigos esportivos e de artesanatos completam o cenário do bairro, queridinho dos turistas. Como a hospedagem costuma ser bem barata, aproveite para se ficar em um desses hotéis mais refinados, pagando bem pouco. O Hyatt Regency possui uma arquitetura que acompanha e estilo da cidade, não deixando de lado seu padrão. O hotel fica em uma propriedade enorme e é considerado um dos melhores da cidade. O Hotel Crowne Plaza Kathmandu-Soaltee consigue ficar próximo de tudo e ao mesmo tempo longe do barulho. Não é tão grande como o Hyatt, mas possui bons restaurantes e um bom custo x benefício. O Hotel Shanker é um bom hotel, bem avaliado pelos hóspedes e está próximo do Museu do Palácio Narayanhiti. O hotel também conta com um spa e uma piscina ao ar livre.
- Boudhanath
Próximo da estupa de Boudhanath, a cerca de 11 quilômetros do centro da cidade, pode ser uma alternativa para se hospedar em Catmandu, não é tão central, mas há alguns restaurantes, além da estupa mais famosa da cidade. Também há poucas opções de hospedagens e nada muito sofisticado. O Hotel Siddi Manakamana é um hotel novo, com um bonito jardim e fica a 7 minutos de caminhada até a estupa. O Hotel Tibet International também fica a uma curta caminhada até a estupa, oferece serviço de spa e possui um terraço na cobertura com uma bela vista da estupa e da cidade.
Tente reservar a hospedagem com antecedência para tentar conseguir um hotel com melhor custo/benefício, principalmente se a viagem for em períodos de alta temporada.