Uma cidade que é considerada um caldeirão de culturas mostra toda sua diversidade através da gastronomia. A culinária na Cidade do Panamá é uma mistura dos mais variados ingredientes e temperos fazendo com que a comida fique leve, saborosa e cheirosa, um verdadeiro deleite para os que têm olfato e paladar mais apurados. E como em toda metrópole, a cidade conta com inúmeras opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos, sendo que em geral come-se muito bem pagando pouco ou então pagando um preço justo. Para matar a fome rápido e pagando menos, há aquelas tradicionais lanchonetes de fast-food americanas, já, para quem quer saborear algo mais autêntico, há restaurantes franceses, italianos, peruanos, e claro, restaurantes da típica comida panamenha.
A Cidade do Panamá é cercada por dois oceanos, o Atlântico e o Pacífico, sendo assim, os peixes e os frutos do mar não poderiam ficar de fora da culinária panamenha. Os ingredientes cultivados no país também estão muito presentes nos pratos como é o caso da banana, consumida como acompanhamento e preparada de diversas maneiras: assada, frita, refogada, tem purê de banana, banana sauté, risoto de banana, banana recheada e inclusive pamonha de banana, sempre feita quando ainda está verde, quando sua consistência fica mais parecida com a consistência de uma batata. O arroz e o leite de coco também são muito consumidos no país, inclusive são cozinhados juntos.
O restaurante El Trapiche é um tradicional restaurante de comida panamenha. É um lugar simples, porém com comida saborosa e ideal para provar um prato local. O restaurante Diablicos é mais uma opção para provar a comida panamenha. Também é um lugar mais simples, fica no centro histórico, possui uma decoração típica e uma boa comida, além de oferecer apresentações de danças tradicionais. Para um ambiente mais refinado, vá ao restaurante Ochoymedio, que fica no Caso Antiguo. De cozinha internacional, é bem recomendado. O restaurante Tantalo fica no hotel que leva o mesmo nome, no Caso Antiguo. O Tantalo já é um restaurante mais moderninho, ideal para sair à noite e provar umas porções. Para completar a noite, aproveite e fique mais um tempo no bar Tantalo, que fica no mesmo local, porém no rooftop do hotel, com uma bela vista da cidade. O restaurante Manolo Caracol, também localizado no Caso Antiguo é pequeno, mas vale a visita. Bem decorado, ofere um menu degustação por um preço um pouco mais caro que a média de restaurantes na cidade. O restaurante Cabana é ideal para um bom jantar. Fica na Avenida Balboa e oferece uma bonita vista da cidade, pois está localizado no sexto andar de um prédio. É um restaurante mais refinado e um pouco mais caro.
Para quem gosta de conhecer mercados populares, o Mercado de Mariscos fica na Cinta Costeira, entre o Casco Viejo e a parte moderna da cidade. É bem popular, mas se você faz questão de comer um peixe fresco e gosta de conhecer mais do cotidiano local, é uma ótima escolha. Os frutos do mar são vendidos ao público que se divide entre moradores e turistas, e também há restaurantes e barraquinhas vendendo ceviches a preços bem populares.