Ao contrário da maioria dos lugares do mundo, Lima não tem especificamente uma época boa para ser visitada. Por estar localizada entre o Oceano Pacífico e os Andes, a cidade tem um clima bastante característico. As chuvas são praticamente inexistentes, fato que ajuda muito os turistas e transforma a capital peruana em um destino sem muitas restrições. Já pensou nisso? Não é um sonho saber que existe uma cidade aqui na América do Sul que se encaixa em qualquer período do seu calendário?
Apesar de as chuvas não existirem, algumas características do clima podem ajudar na escolha do melhor período para você curtir a sua estadia na região. A temperatura é normalmente amena, com máxima de 27•C no verão e 19•C no inverno, mas vale dizer que o sol – assim como a chuva – não dá muito as caras por lá.
Lima conta apenas com 1.230 horas de sol ao ano, principalmente nos meses do verão, ou seja, entre dezembro e março. No restante do ano, o clima fica basicamente nublado, porém o tempo fechado não traz junto com ele as tempestades. É no verão que as paisagens ficam mais bonitas para as fotos, e mais especificamente em janeiro, alguns turistas se aventuram a mergulhar nas frias águas do Pacífico. No restante do ano, até mesmo nos demais meses que compreendem o verão, esse feito é praticado quase somente por surfistas!
Para aqueles, porém, que desejam conhecer Cusco e Machu Picchu na mesma viagem, a situação climática é bem diferente. Isso porque chove muito na cidade inca, então é melhor escolher o período das secas para viajar por lá. Em Cusco, o inverno desponta como o período com menor taxa de precipitações. Portanto, visitar Lima no inverno pode ser uma boa opção se você quiser garantir um bom tempo em ambas as regiões.