Com transporte público bem desenvolvido e com preço baixo, a cidade conta com grande quantidade de rotas de ônibus e metrôs, além de bondes elétricos disponíveis em algumas regiões. Os táxis não são muito baratos, e vale lembrar que é importante buscar pelos carros legalizados, sempre com um número exibido na porta da frente, acima da janela.
Marcada por construções medievais e barrocas, a capital da Polônia abriga diversos edifícios históricos que permitem a visitação de turistas. Vale um passeio pelo Castelo Real, pelo Palácio de Wilanów, que tem um belo jardim de tulipas, e pelo Parque Lazienki, conhecido pelo magnífico Palácio sobre as Águas, erguido no século 18.
O Bairro Antigo, considerado Patrimônio Histórico Mundial pela Unesco, fica dentro de muralhas e concentra bares, restaurantes, cafés e galerias de arte. A cultura está por todos os lados, incluindo museus como o Museu do Levante de Varsóvia dedicado a contar a história da resistência polonesa à invasão nazista.
Com 42 andares, o Palácio da Cultura e da Ciência chama a atenção por ser um complexo cultural, com museus e teatros, e por ter uma vista de tirar o fôlego no alto dos seus 237 metros de altura. O Museu da História dos Judeus Poloneses, reinaugurado em 2013, resgata não só a memória de um povo perseguido, mas também celebra a vida desta sociedade através da educação e da cultura.
A cidade, que é uma das maiores da Europa, é também muito musical, repleta de shows, concertos e festivais inspirados em Chopin, que nasceu e viveu no país por bastante tempo. O teatro Wielki abriga espetáculos de dança e concertos que impressionam pela qualidade e bom preço.
A vida noturna fica animada com a grande oferta de baladas, muitas delas reunidas na região de Hybrydy. Em Wóla e Mokotów, o turista em busca de diversão também encontra boas opções para animar sua viagem, sendo que os dois bairros ainda concentram as melhores opções de hospedagem.