Quando o turista decide ir para a Ilha da Madeira, não demora muito para entender que a melhor área de hospedagem fica em Funchal, capital e cidade mais representativa do local. Isso porque é lá que se encontram as maiores ofertas da rede hoteleira, além de a urbe contar com a infraestrutura necessária quando a pauta é onde se hospedar (restaurantes, bares, lojas de conveniência, atrações turísticas, vida noturna, etc).
Uma vez que isso ficou decidido, é hora de eleger os melhores bairros e regiões de Funchal para poder ter uma experiência mais agradável durante a viagem. O Centro Histórico e Lido são as opções mais requisitadas. Vizinhos, os bairros possuem características bem diferentes, mas despontam como opções igualmente interessantes para os viajantes que procuram por conforto, localização e ofertas da rede hoteleira.
Abaixo, o Quanto Custa Viajar elenca as principais áreas de hospedagem e explica as principais diferenças entre cada uma delas:
- Centro Histórico
Região próxima a maioria das atrações turísticas e, por isso, uma das preferidas pelos viajantes. Por lá a tônica é de volta ao passado, com casarões históricos que foram transformados em restaurantes, portas que viraram obras de arte, pequenas ruas cheias de vida e prédios históricos que são dignos de muitas fotos. Além disso, no bairro há uma oferta diversificada de acomodações, existindo desde hostels mais baratos até hotéis luxuosos. Por lá há também muitos restaurantes, cafés, bares, lojas de conveniência e, ainda, pontos de ônibus capazes de conectar o viajante com outros lugares de Funchal. Se ficar na dúvida, faça o possível para ficar na região, pois é quase impossível errar e sair frustrado ao se fazer isso.
- Lido
Localizado próximo ao centro, o bairro é uma boa pedida para quem quer ter uma estadia mais tranquila e confortável na cidade. Isso porque a região oferece uma grande oferta de hotéis 4 e 5 estrelas, além de resorts, que permitem ao turista desfrutar das suas dependências com muito conforto. Outro ponto alto é o acesso fácil a táxis e ao transporte público, permitindo ao viajante ir ao centro e demais bairros de Funchal sem grandes dificuldades. Conta também com bons restaurantes e é uma área indicada para casais que querem mais sossego, assim como famílias e pessoas da terceira idade. Vale lembrar que essa é a parte mais nova da cidade, garantindo opções de hospedagem mais modernas e alinhadas com os tempos modernos em termos de arquitetura e infraestrutura.
- Sé
Situada entre o Centro Histórico e Lido, essa é uma região intermediária entre a bagunça e barulho do coração da cidade e uma das áreas mais residenciais da capital. Prezando pela tranquilidade e sossego, a região surge como uma combinação dos dois distritos mais populares de Funchal (quase como um bairro de transição). Por lá, as ruas apertadas do coração da cidade dão espaço para as vias largas, além de uma avenida beira-mar e parques bonitos ganharem atenção especial. Nesse quesito, a Sé pega emprestado o clima tranquilo de Lido garantindo um dos lugares com atmosfera mais interiorana de Funchal, sendo igualmente indicado para famílias e casais.
- Monte
Se você gosta de ver a cidade do alto, essa pode ser uma opção interessante. Situada no topo da montanha, a região de Monte surge também como uma boa alternativa de hospedagem, por mais que fique um pouco distante. Com os principais parques de Funchal ao seu redor, o local é indicado para quem quer ter bastante paz e tranquilidade durante a sua estadia. Vale lembrar que não é possível ir de Monte ao Centro Histórico a pé, mas ônibus e teleféricos ajudam na locomoção de quem optar por ficar no bairro.