Se você sonha em curtir o charme de um inverno europeu, saiba que Genebra é um dos melhores lugares para ter essa experiência! Dezembro na cidade é marcado por grandes festivais, sauna bars à beira do lago, esqui nas montanhas próximas e pelo delicioso fondue nos aconchegantes restaurantes. Embora as temperaturas sejam baixas, com máximas de 5 graus e mínimas de -1 graus, é a época em que a cidade atrai muitos entusiastas da neve.
Se frio não é com você, programe-se para ir na primavera, entre abril e junho, momento em que as temperaturas começam a subir e a variar entre 15 a 20 graus. Como se trata de uma região alta, o começo da primavera ainda tem resquícios de inverno, com ventos frios principalmente à noite. Nessa estação a cidade ganha vida novamente, já que as pessoas passam a aproveitar mais a vida ao ar livre. É um dos melhores períodos para visitar Genebra, já que é baixa temporada e os hotéis e as passagens costumam estar em promoção.
Como em boa parte da Europa, o começo do outono também apresenta temperaturas amenas, por isso você pode considerar uma viagem entre setembro e novembro. Embora as temperaturas sejam mais baixas que na primavera, ainda são bem agradáveis. Nesse período os preços de hotéis e passagens podem ficar até 50% mais baixos que em outras épocas! Além disso, a paisagem fica tomada pelas folhas de outono, que tomam colorações entre o marrom e o alaranjado. Um espetáculo à parte!
Um período a ser evitado, caso você esteja fazendo uma viagem econômica, é entre julho e agosto, ou seja, o alto verão europeu. Embora destinos de praia sejam mais concorridos nessa época do ano na Europa, muitos turistas do próprio país migram para a cidade a fim de desfrutar de um cruzeiro no Lago de Genebra.