Esqueça a ideia de que você irá encontrar um verão escaldante 365 dias por ano na Cidade do Cabo. Se pensar no continente africano como um pedaço de terra situado quase na mesma latitude que a América Latina, vale lembrar que a África do Sul seria o equivalente climático à região sul do Brasil. É claro que as diferenças são enormes, mas há também muitas semelhanças - e as estações do ano bem marcadas são as mais notáveis delas.
No verão, o clima é quente e as temperaturas podem chegar a 30°C. Praias se enchem de gente nessa época e os turistas são sempre maioria na areia - apesar disso, as águas do mar continuam frias e não convidam a um banho. Esta é também a estação seca, de forma que as chuvas dificilmente serão responsáveis por atrapalhar algum passeio programado.
Como o vento é constante em qualquer época do ano, é indicado levar um agasalho mesmo viajando no período mais quente. A temperatura costuma cair à noite, chegando a mínimas de 17°C nos meses de verão. Não por acaso, essa é a época preferida dos viajantes para conhecer a Cidade do Cabo. Também pode ser interessante viajar durante a meia estação, quando a região conta com poucos turistas e um clima ameno.
Em compensação, o inverno é mais fresco e as temperaturas mínimas ficam abaixo de 10°C. É entre os meses de junho e agosto que a temporada de chuvas dá as caras. Com isso, a procura de turistas, assim como os preços, tende a cair. Se for ficar um período longo no destino, certamente você terá a sorte de encontrar alguns dias secos mesmo durante essa estação e poderá aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer, com preços bastante convidativos.